Psicóloga frisa a importância de traçar metas possíveis para 2023
Manter os pés no chão na hora de planejar o próximo ano é essencial para evitar frustrações, destaca Bárbara Santos
atualizado
Compartilhar notícia
Definir metas para o novo ciclo faz parte do ritual de fim de ano de muita gente. Para determinadas pessoas, no entanto, a ideia de elaborar a clássica listinha por si só gera ansiedade. Segundo a psicóloga Bárbara Santos, especialista da Holiste Psiquiatria, estabelecer os objetivos de maneira correta (sim, existe uma forma ideal de traçar alvos) é um excelente exercício para refletir sobre os próprios desejos.
De acordo com a profissional, basta ser realista na hora de definir as metas para obter êxito na missão. “Os objetivos precisam ser realizáveis. É tentador colocar metas supercomplexas, mas o planejamento deve ser executável para que não gere frustração”, elucida Bárbara Santos.
Do ponto de vista da saúde mental, a psicóloga ainda aponta que colocar os pés no chão na hora de traçar os planos para 2023 facilita o cumprimento dos objetivos no próximo ano, o que traz um senso de compensação e incentivo. “A dica é: elabore o passo a passo para conquistar o que se almeja. Se quer mudar de emprego, estabeleça a meta de se candidatar a mais vagas, aumentar o networking e fazer um curso de capacitação”, exemplifica.