Propaganda com família negra de O Boticário sofre ataques racistas
Mais de 16 mil pessoas deram dislike no vídeo do YouTube e fizeram comentários pejorativos
atualizado
Compartilhar notícia
O Boticário lançou, na última semana, uma campanha publicitária de Dia dos Pais com uma família negra. O anúncio entrou na YouTube nessa sexta-feira (27/7) e, desde então, vem sofrendo com ataques racistas.
“Por que não tem nenhuma pessoa branca no comercial? Não é direitos iguais?”, questiona um dos usuários. A campanha foi criada pela agência AlmapBBDO.
Confira o comercial:
Além dos comentários racistas, mais de 16 mil usuários do YouTube deram dislike no vídeo.
Em nota, O Boticário comentou o assunto:
“A campanha de Dia dos Pais do Boticário tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos. Essa irreverência é comum nos filmes da marca, assim como são a diversidade e a inclusão. Não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso País tão rico e especial, e isso transparece não apenas nesta, mas também em campanhas anteriores que também demonstram as relações interpessoais verdadeiras. O Boticário se pauta pelo respeito a todas as pessoas e deseja que, muito em breve, questões como essa não gerem mais polêmicas”, diz o comunicado
Maioria da população
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira que se declara preta ou parda chega a 112,6 milhões de pessoas – o equivalente a 54% dos brasileiros.
Apesar de serem maioria, essa parcela da população não se vê representada em campanhas publicitárias, principalmente naquelas ligadas a temas como beleza e moda.