Projeto “Quero na Escola!” oferece aulas diferentes para alunos
O site é voltado para adolescentes que querem aprender sobre vários assuntos. Os voluntários vão até a escola e ensinam aos alunos temas diferentes de português, matemática e física
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de cinco jornalistas está transformando o sonho de alunos de escolas públicas do Brasil em realidade. Os adolescentes querem aprender sobre jardinagem, teatro, feminismo, meditação e culinária? Então eles fazem o pedido na plataforma “Quero na Escola!” e as profissionais tratam de atendê-los. A ideia do site é ensinar conteúdos que não fazem parte do currículo convencional.
As questões levantadas pelos alunos são registradas e atendidos por voluntários que também se cadastram no site. A partir da divulgação nas redes sociais, as pessoas atendem, de maneira gratuita, aos desejos das crianças.
Não importa o assunto, tudo é permitido. A jornalista conta que há algum tempo, temas urgentes e globais vêm surgindo com mais frequência. “A gente tem recebido muitos pedidos para palestras de racismo, feminismo e ataques extremistas”, exemplifica Cinthia.As vontades dos estudantes são levadas até a escola através das organizadoras. “Nosso maior desafio é convencer a gestão de ensino que aquilo é importante para o aluno. Temos uma grade curricular muito engessada. É preciso dar essa liberdade para quem estuda”, afirmou a jornalista e organizadoras do projeto, Cinthia Rodrigues.
A quantidade de aulas e os horários são acordados com a direção da escola. Em menos de um ano de criação, cerca de 1500 de alunos tiveram seus desejos atendidos por 200 voluntários.
É importante podermos fazer algo pela educação. No mundo afora os alunos têm liberdade de escolher o que gostam e querem estudar, no Brasil não. Por isso é tão necessário deixar esse ambiente entre a escola e o aluno mais prazeroso.
Cinthia Rodrigues
Quer ajudar e ser um voluntário? Se cadastre aqui.