Projeto doa absorventes para presas na Colmeia. Saiba como ajudar
A iniciativa chamada “Absorva Carinho” visa ajudar presas em situações precárias e aceita doações nas lojas Endossa da Asa Sul e Asa Norte
atualizado
Compartilhar notícia
Na obra “Presos que Menstruam”, de Nana Queiroz, a autora narra em vários fragmentos a situação carcerária feminina de dez presídios femininos em todas as regiões do Brasil. O livro conta a realidade sub-humana a que muitas das presas são submetidas em prisões sem infraestrutura, superlotadas e sem itens básicos de higiene como sabonetes e absorventes. A situação é tão alarmante que muitas detentas costumam usar jornal velho do chão para se limpar e miolo de pão como absorvente íntimo.
Sabendo disso, a loja Endossa resolveu apoiar o projeto “Absorva Carinho”. Iniciativa que visa tentar mudar essa realidade ao arrecadar absorventes para as presas da Penitenciária Feminina do DF (Colmeia) localizada no Gama.
A ideia, originalmente elaborada por Victoria Dors, Gabrielle Lassance e Ana Beatriz Horta, começou como um projeto de escola. “Há alguns anos eu tinha visto uma campanha parecida no Facebook e achei uma ideia muito boa. Fizemos cartazes e espalhamos nas escolas e conseguimos que a Endossa nos ajudasse”, explica Victoria.
O projeto vem dando certo e Victoria disse que muitas pessoas estão ajudando. “Uma menina viu um dos cartazes e resolveu ajudar pedindo para que as pessoas trouxessem caixas de absorvente em seu aniversário. Levamos ao todo mais de 500 unidades”, comemora.
A diretora da Penitenciária Feminina, Deuselita Pereira Martins, fez suas considerações e disse que além dos absorventes é necessário calcinhas em cores claras, sandálias do tipo havaianas, pomadas para assaduras, fraldas e roupas de bebê até seis meses (também em cores claras). De acordo com Deuselita, muitas presas são mães e atualmente o presídio conta com 100 mulheres que não recebem visita e, por isso, não conseguem ajuda externa.
Se você também deseja ajudar, basta levar pacotes de absorventes para unidades da loja Endossa na Asa Sul (306 Sul) e Asa Norte (310 Norte), que funcionam de segunda a sexta-feira das 10h às 20h e sábado das 9h às 20h.
Maiores informações:
Endossa Asa Sul: CLS 306 Bloco A Loja 30/ Telefone: (61) 3242-2972
Endossa Asa Norte: CLN 310 Bloco C Loja 20/ Telefone (61) 3032-4224