metropoles.com

Paris sediará “Olimpíadas Gay”, em 2018

Assim como os jogos olímpicos tradicionais, os Gay Games ocorrem a cada quatro anos e a última edição foi em 2014

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/John-Faier
Gay Games VII Opening Ceremony
1 de 1 Gay Games VII Opening Ceremony - Foto: Divulgação/John-Faier

Sim, você leu certo: existem Olimpíadas especialmente voltadas para ao público LGBT! Com nome oficial de “Gay Games”, o campeonato nasceu em São Francisco (EUA), em 1972. O objetivo era promover o espírito de inclusão e participação do público LGBT, geralmente tratado com preconceito também dentro do esporte. O formato assemelha-se ao dos tradicionais jogos olímpicos e tem, inclusive, uma chama olímpica acesa no começo das premiações.

Apesar do nome, os Gay Games são abertos para pessoas de qualquer orientação sexual e não existe exigência de qualificação para participar das competições. A Federation of Gay Games (FGG), órgão organizador do evento, preza a divulgação dos jogos mundialmente e recebe atletas de diversos países – principalmente dos que criminalizam a homossexualidade.

Assim como os jogos olímpicos tradicionais, os Gay Games ocorrem a cada quatro anos e a última edição foi em 2014, em Cleveland, Estados Unidos.

 

O evento teve como sede Vancouver, Nova York, Amsterdã, Sydney, Chicago, Cologne e se prepara para ocupar Paris em 2018, entre 4 e 12 de agosto. Essa será a 10ª edição, que tem como filosofia o tema: “Pessoas em primeiro lugar”. Mergulho, natação, boliche, basquete, boxe, handebol, futebol, golf, judô e outras modalidades fazem parte da programação.

A criação

Tom Waddell, fundador dos jogos, tentou por anos que o evento se chamasse oficialmente “Olimpíadas Gays”, mas o nome foi contestado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Olímpico dos EUA (USOC). As entidades basearam-se na lei “Amateur Sports Act”, de 1978, que dá exclusividade ao termo “Olimpíada” para os jogos já tradicionais.

A proibição de termologia não desanimou Waddell, que alterou o nome e prosseguiu com a ideia reunindo fundos suficientes para a realização de uma maratona de jogos. Ele foi um dos primeiros atletas americanos a se assumir gay, quando em 1970 apareceu na capa da revista de fofoca “People” com seu então namorado, o designer Charles Deaton.

Waddell faleceu em 1985 por complicações decorrentes do HIV, mas seu legado prosseguiu. Em 2009, o documentário “Claiming the Title: Gay Olympics on Trial” detalha a batalha judicial sobre o nome do evento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?