Pantone lança tonalidade inspirada em sangue menstrual para acabar com tabu
Tom de vermelho recebeu o nome de Period, denominação em inglês para menstruação. Projeto visa incentivar o debate sobre o tema
atualizado
Compartilhar notícia
Fluxo natural do corpo humano, a menstruação ainda é considerada um assunto tabu em alguns locais ao redor do mundo. Com o objetivo de debater e normalizar o tema, a Pantone divulgou a nova tonalidade de seu sistema de cores: o Period. Em inglês, a palavra significa menstruação. O tom é uma variação do vermelho vivo, e a ideia é remeter ao sangue menstrual.
A empresa compartilhou no Instagram que a nova cor é resultado de parceria com a marca sueca de produtos femininos Intimina. Além da tonalidade, o projeto propõe a capacitação das pessoas, independente do sexo, para conversas sobre a menstruação.
“Uma tonalidade vermelha ativa e aventureira, Period encoraja as pessoas que menstruam a se sentirem orgulhosas de quem são. Para viver o ciclo com autoconfiança, para se levantar e celebrar apaixonadamente a força vital poderosa e excitante com a qual nascem…”, escreveu a marca em post na rede social.
A gerente da Intimina, Danela Zagar, declarou, em comunicado à imprensa, que não há razões para o ciclo menstrual continuar sendo alvo de preconceito. “Apesar do fato de bilhões de pessoas menstruarem, ela tem sido historicamente tratada como algo que não deva ser visto ou falado publicamente. Se olharmos para a cultura popular, as descrições do período variam de totalmente imprecisas e antipáticas a objeto de piadas”, avaliou.
A tonalidade foi desenvolvida com as duas marcas e o apoio de ginecologistas e pesquisas publicadas no Medical News Today, portal renomado de notícias médicas.
O sistema de cores Pantone é o maior do mundo e foi desenvolvido em 1963, nos Estados Unidos, para solucionar os problemas de combinação e produção de cores da indústria gráfica. Atualmente, o livro de amostras homônimo tem 2.625 mil cores catalogadas.