O que você faz para descartar suas lentes de contato?
Estudo americano afirma que jogá-las no ralo ou vaso sanitário pode aumentar a quantidade de plástico nos oceanos
atualizado
Compartilhar notícia
Nenhuma lente de contato dura para sempre. Eventualmente, ela vai precisar ser descartada. Segundo pesquisa da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, em tradução livre), 20% das pessoas que usam os objetos dizem jogá-los no ralo ou vaso sanitário. O estudo foi feito com 400 usuários.
O problema é que, de acordo com o levantamento, as lentes de contato não são biodegradáveis e há chance de acabarem no oceano, se juntando às toneladas de microplástico que flutuam no mar. Tais materiais são perigosos justamente pelo tamanho: podem ser ingeridos por peixes e corais.
Por serem muito flexíveis, esses produtos se dobram e passam pelas estações de tratamento intactos ou com poucas avarias, até mesmo naquelas que usam produtos químicos para dissolver plástico. “São itens médicos, não se espera que sejam biodegradáveis”, explica Rolf Haden, um dos responsáveis pelo estudo, ao jornal americano The New York Times.
Segundo a estimativa dos pesquisadores, só nos Estados Unidos, bilhões de lentes de contato vão embora pela descarga todos os anos. O mais indicado é que os produtos sejam jogados no lixo.