O que significa sonhar com casa?
O sonho geralmente diz respeito aos sentimentos e aflições do sonhador. Confira a explicação de uma especialista sobre sonhar com casa
atualizado
Compartilhar notícia
Para Sigmnund Freud, pai da psicanálise, os sonhos são representações simbólicas de nossos desejos, pensamentos e afetos reprimidos. Ele descrevia o sonho como um caminho para inconsciente e tudo o que lá habita. Sua interpretação pode ocorrer em uma sessão de psicoterapia ou análise e com a ajuda do psicólogo, mas, no final, a leitura mais significativa sempre virá do próprio paciente.
Simbologia
Uma das pesquisas mais comuns sobre sonhos no Google está relacionada a casas. Do ponto de vista simbólico, a casa representa a nossa psiquê, ou seja, as várias instâncias da nossa mente consciente e inconsciente. Nesse sentido, a casa, assim como a mente, expressa o conteúdo cognitivo e emocional que nos constitui como indivíduos distintos do grupo. Psicologicamente falando, isso faz da casa um repositório das nossas vivências físicas, afetivas e intelectuais.
Na prática
De modo geral, sonhar com uma casa representa o próprio ser. Às vezes, o enredo está relacionado à mente, às vezes, ao corpo. A imagem que ele traz sugere como o sonhador pode sentir-se sobre ele mesmo.
A imagem de casas em estado de depredação, por exemplo, indica decadência. Uma casa velha, por sua vez, indica questões a lidar com a velhice. Casa caindo, porém, evoca pensamentos a respeito da decadência do corpo, doenças ou ausência de vitalidade. Já quando a pessoa se vê em meio a uma casa suja, o sonho pode estar chamando atenção para um conflito de cunho moral, no qual ele é o agente ativo ou alguém que foi vítima de uma situação que não é moralmente aceita.
Outras interpretações
Cômodos da casa
Os cômodos da casa também são um dado importante. Eles se referem às diversas “partes” de nós mesmos. Tudo vai depender de como a história do sonho se dá, da ambientação e do sentimento que a fantasia incita no sonhador.
O banheiro, por exemplo, é o lugar onde nos despimos, ficamos vulneráveis, nos limpamos e deixamos que os resíduos que não servem mais deixem nosso corpo. Quando o banheiro aparece em um sonho, fala sobre a necessidade de se livrar emocionalmente de algo ou de entrar em contato mais íntimo consigo mesmo.
Já a cozinha faz referência ao convívio familiar, alimentação e afeto. Simbolicamente, fala sobre como esse âmbito da vida se configura naquele momento e quais desejos inconscientes precisam ser realizados. O quarto simboliza nossa privacidade, aspectos da nossa personalidade que reservamos a nós mesmos, como a vida íntima com o parceiro.
Fonte: Bruna Moraes, psicóloga e especialista em interpretação de sonhos.