metropoles.com

Nem só de vinho branco vive o verão. Sommelier dá opções refrescantes para o calor

O sommelier Luciano Alves nos ajuda a sair do óbvio ao usar a criatividade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
1 de 1 iStock - Foto: null

É claro que uma sangria feita com vinho branco sempre parece a melhor – e mais óbvia – opção para aquele dia quente de verão. É claro, também, que quando o assunto é um vinhosinho em baixo do sol sempre vêm à mente o refrescante e leve vinho branco.

Mas e se o Metrópoles te contar que tem, sim, como se refrescar com um vinho rosê ou vermelho? O sommelier Luciano Alves, do Restaurante Bartolomeu (409 Sul Bloco C, Loja 6), deu a dica de cinco vinhos leves e com tons mais frescos para ajudar você a passar por essa barra que é o verão brasileiro. Segundo Luciano, o vinho mais gelado deixa o paladar mais maquiado, mas ainda assim é passivo de apreciação. “Vinhos com tons mais frescos, quando gelados, contribuem para o sabor”, afirma.

Confiram as dicas do sommelier:

  • Chateau de Pourcieux Rosé – Côtes de Provence

Chateau de Pourcieux Rosé - Côtes de Provence

O vinho rosê é uma mistura das uvas Syrah, Grenache e Cinsault. Fabricado na região de Provence, França, este vinho conta com aromas de que expressam notas de grapefruit e um mix de frutas brancas (como pêssego). Ideal para acompanhar carnes brancas, terrine de vieiras e salada com frutas vermelhas. “É um vinho mais presente, que libera mais aroma e refresca em qualquer ocasião. Pede também um baldinho de gelo para descansar e manter numa temperatura agradável”, afirma o sommelier.

 

 

 

  • Fiano di Avellino DOCG

Reprodução

 

 

Este vinho italiano é da região de Lapio, Campania, fabricado com uvas fiano. Sua cor é definida como “amarelo palha intenso”. Um vinho complexo, com frutos maduros, flores e sugestões de pêra, damasco, avelãs tostadas, acácia e mel. O famoso vinho “docinho”, entretanto intenso e equilibrado. Ideal para acompanhar frutos do mar.

 

 

 

  • Grey Single Block – Chardonnay

Reprodução

O chileno Single Block é feito com uvas verdes. 100% Chardonnay da região do Vale de Casablanca, Chile, sua produção é toda feita em barril de carvalho e ao fim da fermentação é mantido sobre borras, realizando o processo de batonnage por 12 meses. É considerado um “vinho redondo”, de estrutura rica e acidez equilibrada. Ideal para pratos de cozinha italiana e frutos do mar. E o sommelier Luciano dá a dica, “vinho verde para tomar em temperaturas veraneias é essencial!”.

 

 

 

  • Quinta da Avelada

Reprodução

 

O vinho de cor clara da região de Minho, Portugal, é produzido com as melhores uvas da Quinta. Com castas Loureiro e Alvarinho, antes de seu engarrafamento, o vinho é filtrado e estabilizado pela ação do frio. Harmonioso e com aromas florais. Ideal para saladas requintadas, pratos frios e carnes brancas.

 

 

 

  • Campo Marino – Primitivo Merlot

Reprodução

 

O italiano da região de Luccarelli se define como um vinho feito com igredientes básicos: solo, mar, terra e paixão. Tinto e Merlot, este vinho é leve e refrescante o suficiente para ser uma indicação de verão. “É um vinho seco e leve, fácil de tomar e te lembra de doces. Lembra também frutas maduras. É extremamente característico”, explica Luciano. Este vinho acompanha bem pratos de massa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?