metropoles.com

Morador do DF vence câncer e desemprego e, agora, dá aula de meditação

Demitido no começo da pandemia, Raphael Valente encontrou na técnica terapêutica uma fonte de renda e uma forma de ajudar 70 mil pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal/Reprodução
Raphael Valente
1 de 1 Raphael Valente - Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

A pandemia do novo coronavírus varreu o emprego de pelo menos 1,1 milhão de brasileiros logo no início da crise, entre março e abril de 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O mineiro Raphael Valente, de 38 anos, foi uma das pessoas que perdeu a fonte de renda inesperadamente. Angustiado sobre o futuro e sem poder buscar um novo trabalho, ele encontrou na meditação e nas redes sociais a possibilidade de se reerguer e auxiliar outras pessoas a se conhecerem internamente.

Autoconhecimento é, inclusive, a chave para o destaque de Raphael, que é de Caratinga, no interior de Minas Gerais, mas vive em Brasília desde 2013. Em suas aulas gratuitas de meditação no Instagram, ele incentiva os internautas com o seguinte lema: “Se você não pode ir pra fora, vá para dentro”. A meditação, prática que revolucionou a vida do mineiro, permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento, colocando o foco da atenção no que realmente importa para cada um.

Morador de Brasília há oito anos, Raphael conta que conheceu as práticas meditacionais em 2018, depois de tratar um câncer na tireoide. Ele tinha em mente que a prática terapêutica o ajudaria a entender o motivo de ter desenvolvido a doença.

“Muitas pesquisas científicas corroboram com a hipótese de que tudo que adoece no corpo físico se dá a partir da soma de desequilíbrios emocionais”, explica. À época, ele percebeu que a doença na região da garganta se relacionava com o fato de Raphael não estar manifestando a sua essência.

Rafael mora no DF desde 2013

Depois de batalhar contra o câncer, alguns anos depois veio outro susto: o desemprego durante uma crise mundial de saúde. Raphael trabalhava há quatro anos na área de tecnologia da informação (T.I.). “Fui demitido por telefone e não teve aquela coisa de ficar só mais um mês. Eu já estava dispensado, não precisava ir no dia seguinte”, relembra.

Em casa, sem emprego e cumprindo o distanciamento social, ele percebeu que o contexto unia ingredientes ideais para a saída da zona de conforto. Os fatores eram a necessidade de reinvenção profissional de quem perdeu o trabalho, o número elevado de pessoas com problemas emocionais, e, por fim, as próprias vivências.

“Alguém que já passou por um baita baque emocional pós-câncer e que sabia como lidar e, sobretudo, como amenizar sintomas de adoecimento psíquico”, completa o influenciador.

Segundo ele, a meditação é uma ferramenta para que as pessoas vivam o presente, sem se prender ao passado ou sofrer pelo futuro, e deixem de lado o desejo de controlar tudo. “A meditação nos ajuda a entender que não temos, efetivamente, nenhum controle sobre os outros. Só podemos controlar a nós mesmos”, salienta.

3 imagens
A prática tem múltiplas formas
E traz benefícios para a saúde emocional que se transparecem no corpo físico
1 de 3

A meditação visa alcançar um estado de clareza

Istock
2 de 3

A prática tem múltiplas formas

Foto iStock
3 de 3

E traz benefícios para a saúde emocional que se transparecem no corpo físico

iStock

A primeira transmissão on-line ocorreu pelo Instagram, com uma estrutura simples e com apenas 10 pessoas presentes. O número pode parecer baixo, mas foi o suficiente para Raphael se sentir motivado a continuar. A persistência fez com que o quórum de telespectadores aumentasse rapidamente. Uma das lives chegou a atingir 3,5 mil pessoas ao mesmo tempo.

As aulas de Raphael, segundo depoimentos do público, são como um alívio para a mente em meio ao caos. “Seguidores do mundo inteiro já relataram o quanto a prática que utilizamos os auxiliam a dormir melhor, a eliminar a ansiedade. Alguns usam nossa meditação como prática complementar ao tratamento para a depressão”, conta Raphael.

O relato no plural sobre o feedback tem uma razão: Raphael contratou pessoas para a equipe à medida em que o público foi crescendo. Não mais desempregado, passou a ser empresário, além de professor de práticas terapêuticas. “Foi uma virada de chave inesperada”, relata ele.

Ele criou o perfil Via Energia, que soma mais de 70 mil seguidores
Técnica

Com a nova ocupação e o crescimento substancial de adeptos, Raphael buscou se aperfeiçoar na área, tanto da meditação quanto da criação de conteúdo para as redes sociais. Atualmente, ele é humanoterapeuta, terapeuta reikiano e especialista em radiestesia radiônica.

O método de meditação utilizado nas lives por Raphael se chama relaxamento alpha profundo, que promove a redução do padrão vibratório do campo mental, ou seja, minimiza a velocidade do pensamento.

“Neste estado alpha de consciência, ampliamos a vibração do campo emocional, melhorando a nossa percepção de nós mesmos, nos conectando à nossa intuição e à espiritualidade”, explica o influenciador, ressaltando que a crença de que há algo maior que os humanos no universo não se relaciona à qualquer religião, necessariamente.

meditação - pessoa meditando
As meditações guiadas ocorrem de duas a três vezes na semana
Sucesso

Com mais de 70 mil seguidores no Instagram, Raphael deseja expandir ainda mais o alcance da mensagem principal, que é olhar para dentro de si. Atualmente, além das transmissões ao vivo gratuitas, ele também realiza atendimentos individuais e já lançou cursos digitais sobre a técnica.

A nova realidade permite que o mineiro tenha uma liberdade de espaço e tempo inexistente no trabalho fichado. “A natureza dos serviços on-line dá essa independência de estar em qualquer lugar. Hoje, posso viajar e manter o mesmo padrão de qualidade das lives que fazia em casa, mesmo estando em qualquer outro lugar”, celebra.

 

3 imagens
Rafael tem 38 anos. Aqui, estava visitando Inhotim, em Minas Gerais
Nesta foto, ele está em Caratinga, cidade em que nasceu
1 de 3

Rafael se popularizou por conduzir meditações no Instagram. A foto foi feita em Goiânia, no Goiás

Arquivo Pessoal/Reprodução
2 de 3

Rafael tem 38 anos. Aqui, estava visitando Inhotim, em Minas Gerais

Arquivo Pessoal/Reprodução
3 de 3

Nesta foto, ele está em Caratinga, cidade em que nasceu

Arquivo Pessoal/Reprodução

Feliz e realizado com a nova ocupação, Raphael conta que deseja que outras pessoas compartilhem do mesmo sentimento. A porta de entrada, segundo ele, é se autoconhecer e saber o que de fato é importante para si.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?