Microwedding e decór cítrico: veja tendências de casamento para 2022
Após as restrições impostas pela pandemia, as cerimônias de casamento ganharam toques de descontração e mais leveza
atualizado
Compartilhar notícia
A sensação de subir ao altar, para muitos casais, remete à concretização de um sonho. Porém, as restrições impostas pela pandemia adicionam um sabor agridoce ao desejo antigo. Se, por um lado, o avanço da vacinação permite o vislumbre de um gradual retorno à normalidade, a preocupação com o surgimento de novas variantes traz de volta à realidade quem já estava nas nuvens com o enlace.
Os brasilienses, em especial, estão retomando o plano de firmar contratos afetivos. Dados levantados pelos cartórios do Distrito Federal apontam um crescimento de 44,6% nos matrimônios entre janeiro e outubro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos 10 primeiros meses deste ano, foram realizadas mais de 17.292 mil celebrações civis, frente aos 11 mil casamentos de 2020.
Mas, o dilema se apresenta nas tendências de casamento para o próximo ano. No decór, a clássica paleta de tons brancos e verdes dá espaço para motivos e tramas florais e frutadas, com elementos orgânicos. Os destination weddings, que proporcionam uma experiência além do dia da cerimônia, ganham protagonismo, assim como um toque de brasilidade ao buffet.
O mini virou micro
Na visão do cerimonialista César Serra, estamos diante de um novo conceito de enlace: o casamento afetivo. “A essência que vamos ver nos casamentos é convidar apenas as pessoas que realmente são importantes, em detrimento dos convites sociais”, adianta. O miniwedding, de até 100 convidados, virou micro ou nano, com uma lista ainda mais restrita.
Entre os formatos já conhecidos, ele destaca o destination wedding como a grande aposta para o ano que vem. Esse modelo designa os casamentos fora da cidade onde vivem os noivos, e envolvem deslocamento dos convidados. Por conta da exigência, a lista de confirmações de presença costuma ser reduzida a quem realmente tem algum laço forte com o casal.
“Conviver com os convidados durante vários dias em hotéis, praias e vinícolas será o grande diferencial. Os pequenos casamentos vieram para ficar. São intimistas, charmosos e condizem perfeitamente com a nossa nova realidade. Acredito que o casamento vai deixar de ser apenas um grande evento social e recuperar a essência familiar”, conjectura.
Esse é o plano do casal Janaina Rolemberg, 28, e Pedro Maciel, 28. Subir ao altar próximo do mar sempre foi um desejo compartilhado. Apesar de viverem em Brasília, a escolha da litorânea Trancoso, no sul da Bahia, foi quase intuitiva.
Um espaço à beira-mar e uma igreja para realizar o culto religioso eram os únicos critérios, cumpridos com maestria pelo badalado cenário baiano. “Estou achando toda a experiência muito tranquila, porque somos bastante práticos”, conta Janaina. “Confiamos muito na cerimonialista. Isso faz muita diferença: escolher um profissional que te entenda, que flua com você”, indica.
Além do formato, Serra defende que cerimônias noturnas com toda pompa e circunstância tendem a perder espaço para as festas ao ar livre durante o dia. O horário do entardecer, certamente, será disputado nos espaços de festa no próximo ano.
Entre as tendências, o profissional elege Gramado (RS), Bento Gonçalves (RS) e São Miguel dos Milagres (AL) como os destinos concorridos para subir ao altar. “Além deles, este é o grande momento para os noivos descobrirem novos lugares lindos para casamentos no Brasil”, completa.
“O indispensável em um casamento é personalidade. A festa precisa ter a cara dos noivos. Não vivemos mais na época de provar nada a ninguém. O luxo está definitivamente no bom gosto e na arte de receber”, ressalta.
Decór natural e minimalista
Após anos difíceis marcados pelo isolamento em casa, é natural que as pessoas queiram se aproximar dos ambientes ao ar livre, ligados à natureza — seja na praia, seja no campo. Além da preferência por espaços outdoor, a tendência é que a decoração incorpore elementos naturais, como tramas e motivos florais.
“Após a pandemia, 90% dos novos eventos estão programados para ocorrer ao ar livre”, afirma o decorador João Curvello. Segundo o profissional com mais de 800 casamentos no currículo, os apaixonados estão em busca de algo mais leve e descontraído, para acalentar os — poucos, porém especiais — convidados, em detrimento dos eventos grandes e majestosos.
Segundo ele, o decór com inspiração solar vem com força para colorir as festividades do próximo ano. “Há uma preferência por muita cor em eventos mais despojados, alegres e coloridos”. Na paleta, ele ressalta uma forte presença do rosa, amarelo e laranja, tons com toque cítrico.
“Sempre existem as clássicas que optam pelo branco e verde, mas observamos a tendência de ousar mais. Os noivos estão sem medo de brincar com o evento”, explica.
Até os noivos que não abrem mão de um salão de festas estão adiantando o horário da solenidade para o período da tarde. Esse é o caso de Yasmin Gurgel, 23, e Victor Gomes, 27. Com a cerimônia marcada para julho de 2022, eles escolheram um formato e decór mais clássico, com flores e folhagens brancas e verdes.
“Minhas expectativas estão muito altas, eu espero que seja um momento muito bom”, comenta a noiva. “Vou realizar um sonho, é um momento único, afinal. Estamos focando em fazer tudo que temos direito”.
Um dos grandes destaques na festa, segundo a noiva, são os lustres posicionados estrategicamente na mesa do bolo. A preocupação com a iluminação, na visão de Pedro Marra, cerimonialista, será uma das tendências na decoração.
“Hoje, as noivas querem criar um ambiente com bastante luz — sejam velas, ou cantinhos iluminados —, e espaços instagramáveis para fotos”, pontua. “Isso tem a ver com a esperança que queremos trazer para o retorno dos eventos”.
Brasilidade à mesa
Quando o assunto é servir bem, o cuidado com o buffet precisou ser redobrado por conta das restrições de segurança devido à pandemia. Apesar da esperança de que, no próximo ano, o cenário esteja bem mais seguro, a chef Renata La Porta enxerga que a aposta do ano que vem é um formato de forma híbrida.
Uma alternativa certeira é investir no coquetel volante com reforço das mesas de antepastos e ilhas de finalizações ‘à la minute’, com pratos finalizados na hora pela equipe sem que o convidado tenha contato com os alimentos”.
Além do formato, a construção dos menus será inclinada para a valorização da culinária com produtos genuinamente brasileiros. Nas bebidas, o espumante e vinho nacional assumem protagonismo.
Beleza natural
Apesar dos cuidados com a cerimônia serem inúmeros, uma das etapas mais importantes para o evento é a produção da noiva. O dia especial, que ficará marcado na história da mulher, precisa refletir a personalidade dela, na visão do beauty expert Ricardo Maia, especialista em noivas.
O cabelo e a maquiagem, por essência, devem inspirar naturalidade. “O ideal é pele hidratada com brilho natural, e sobrancelhas suaves com toques de luz”, explica. Nos cabelos, os penteados devem deixar de lado o aspecto “engessado”.
“O penteado mais antigo da humanidade, a clássica trança, continua nas cabeças, seguindo sempre o estilo do vestido, pra não parecer que a cabeça vai para uma festa e o corpo para outra. Os fios soltos, herança dos anos 1970 continuam, só que mais tímidos e sempre acompanhando o estilo do penteado”, adiciona.
Como reflexo dos últimos anos, teremos noivas mais descontraídas, com penteados semipresos, flores e peças leves como adornos de cabeça.
Do sexy ao vintage
Para a peça mais importante da noite, há uma gama extensa de possibilidades. De vestidos com shapes volumosos a opções com recortes estratégicos, as alternativas prometem agregar a todos os estilos.
Entre as novidades, aplicações com flores em 3D estão fazendo sucesso como forma de agregar um perfume romântico aos modelos tradicionais.
“Para quem gosta de uma imagem com mais sensualidade, as fendas, decote V mais profundo, ombros a mostra são elementos em alta para 2022”, comenta Talitha Tartari, especialista em noivas e membro da Associação Internacional dos Consultores de Imagem do Brasil (AICI). “Os decotes quadrados estão de volta, assim como as mangas bufantes e compridas”.
Além do tradicional branco, o off-white e o marfim, que ainda são os preferidos das noivas, outras nuances estão disponíveis, como os tons de rosé ou blush, beges, cremes, e acinzentados, imprimindo ainda mais personalidade aos modelos.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.