metropoles.com

Médico revela como crises de pânico podem ter afetado união de Wanessa

A cantora, que sofre de síndrome do pânico há seis anos, anunciou o fim do casamento com Marcus Buaiz nessa segunda-feira (2/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Wanessa e Marcus Buaiz quando eram casados - Metrópoles
1 de 1 Wanessa e Marcus Buaiz quando eram casados - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Wanessa Camargo surpreendeu os fãs nessa segunda-feira (2/5) ao anunciar, por meio do Twitter, o término do casamento com Marcus Buaiz. Os dois estavam juntos há 17 anos e subiram ao altar em 2017. Juntos, eles são pais de João Francisco, de 9 anos, e José Marcus, de apenas 7.

Segundo Leo Dias, colunista do Metrópoles, as crises de pânico da cantora motivaram o término. Ela foi diagnosticada com o problema há seis anos, mas, de acordo com o jornalista, se recusa a buscar tratamento.

7 imagens
Wanessa e Marcus
Marcus Buaiz e Wanessa Camargo
As crianças são frutos do casamento da cantora com Marcus Buaiz
Wanessa e família
Wanessa Camargo é cantora
1 de 7

Wanessa e Marcus

Reprodução/Instagram
2 de 7

Wanessa e Marcus

Reprodução/Instagram
3 de 7

Marcus Buaiz e Wanessa Camargo

Reprodução/ Instagram
4 de 7

As crianças são frutos do casamento da cantora com Marcus Buaiz

Reprodução/ Instagram
5 de 7

Wanessa e família

Reprodução
6 de 7

Wanessa Camargo é cantora

Reprodução/Instagram
7 de 7

Sertanejo Zezé di Camargo é pai de Wanessa

Reprodução/ Instagram

 

A convite do portal, o psiquiatra Leonardo Rodrigues da Cruz revela os principais sintomas da condição e explica como ela pode ter afetado o casamento de Wanessa. “Uma crise de pânico inclui sintomas como taquicardia, sudorese, falta de ar, náuseas, formigamento, medo de morrer, ondas de calor ou frio, tontura e tremores. Também são comuns despertares noturnos. Experimentar essas crises pode ser uma experiência extremamente desgastante, sendo comum idas a emergências por suspeita de condições clínicas potencialmente fatais”, afirma o médico.

“Quando os episódios são recorrentes e associam-se a medo de ter novos eventos ou comportamentos evitativos, como não sair de casa, caracteriza-se a síndrome ou transtorno do pânico”, elucida.

De acordo com ele, uma rede de apoio é fundamental para amenizar a condição. “Além de uma boa rede de apoio, o tratamento com medicamentos apropriados e a realização de psicoterapia promovem uma dramática melhora nesses sintomas, sendo essenciais para a retomada da funcionalidade pessoal”, complementa.

Impacto nos relacionamentos

A síndrome de pânico também causa sofrimento a quem está ao redor do paciente, conforme sublinha o especialista. “O sofrimento psíquico estender-se a quem convive com o indivíduo, uma vez que existem o impacto de perceber um ente querido adoecido, preocupações com o futuro da relação e desejo de melhora”, diz.

“Em quadro arrastados, pode ocorrer exaustão emocional dos cuidadores. Frustração, raiva, indiferença e desesperança são algumas das emoções negativas que deterioram a relação e muitas vezes promovem sua ruptura, ainda que haja uma história de carinho e respeito”, pondera.

Casal não está mais junto. A síndrome do pânico da artista teria motivado o rompimento

Não é incomum, emenda o psiquiatra, que cônjuges e pessoas próximas ao paciente busquem orientação especializada para aprender a lidar com o processo. “É de suma importância uma intervenção profissional com o intuito de psicoeducar, acolher o sofrimento e escutar os motivos da resistência, criando um bom vínculo e reforçando a necessidade de tratamento”, informa Leonardo.

“Muitas vezes, essa é a oportunidade de desmistificar crenças equivocadas sobre o acompanhamento em saúde mental. O relacionamento também se beneficia dessas intervenções, já que o convívio torna-se mais saudável, o foco deixa de ser apenas o processo de adoecimento e outros aspectos da vida podem ser cultivados”, conclui.

Também conforme apuração de Leo Dias, Wanessa e Marcus já dormiam em quartos separados há três anos. “A artista possui crises de choro todas as noites, e há anos não vê a mãe, Zilu Godoi”, noticiou o jornalista.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?