Me Poupe: Nathalia Arcuri fala ao Metrópoles sobre como economizar
Conhecida pelo canal Me Poupe!, a jornalista mostra que é possível falar de dinheiro sem tabu e divide suas dicas para cuidar das finanças
atualizado
Compartilhar notícia
Esqueça a ideia de que não se deve perguntar sobre dinheiro. Em tempos modernos e nas mãos certas, o tema, normalmente complicado, vira acessível. Nathalia Arcuri uniu conhecimento a entretenimento em uma fórmula de sucesso: desde 2015, a jornalista comanda o Me Poupe!, seu canal do YouTube com mais de 3 milhões de inscritos.
Aos 33 anos, Nathalia acumulou mais do que fãs e já chegou ao seu primeiro milhão. Quando descobriu o conceito de independência financeira, a paulista decidiu ir atrás do assunto para realizar seus sonhos. “Comecei a entender sobre economia e tirar as minhas dúvidas pessoais. Existem jeitos de fazer o dinheiro trabalhar para você, então descobri quanto precisava, investi mais, trabalhei mais e tive a inspiração para criar o Me Poupe!”.
A ideia original da jornalista foi pensada em 2012 para um quadro de televisão (na época, ela atuava em reportagens da Record) – no qual ela transformaria pessoas endividadas em investidoras em quatro semanas. Por não ser formada em economia, a apresentação do segmento foi passada à um colega.
Depois disso, a paulista se dedicou aos estudos de finanças e coaching. “Entendi que o segredo para o sucesso é comportamental, não matemático”, afirma. A transição da TV para o YouTube foi calculada. “Comecei criando um blog e em seguida fiz o canal. Uma empresa me ofereceu patrocínio, fechamos um contrato de um ano e me demiti para focar no meu projeto”, lembra. Além dos vídeos, Nathalia também escreveu um livro – que foi o mais vendido de 2018 pela Amazon – e atingiu um público que não está no meio online.
Através do YouTube, Nathalia teve abertura para criar conteúdos que ela define como entretenimento financeiro, cujo objetivo é tanto educar quanto divertir. Com fantasias, imitando consultório médico e até mesmo gravando um reality show a jornalista se sente realizada trazendo informação sobre um assunto tão tabu de uma maneira leve.
Para quebrar essa proibição em torno do tema, precisamos abordar isso sem medo e como um tópico corriqueiro. Algo que grandes empresários têm em comum é falar de dinheiro de forma natural, como se estivessem conversando sobre onde almoçar. Para começar, é só ter coragem e introduzir o assunto
Nathalia Arcuri
Nos workshops e aulas que ministra, a youtuber inicia o curso ensinando os alunos a falarem sobre dinheiro. “Se a gente não romper o problema, o sonho de enriquecer nunca será realidade”, diz. Além disso, Nathalia compartilha suas três dicas de ouro para quem quer começar a utilizar melhor o salário.
A primeira recomendação é ter uma meta. “Se você não sabe como pretende usar o dinheiro, ele não serve para nada”, argumenta. A segunda é dividir o objetivo estabelecido em pequenas metas e a terceira é investir da melhor forma possível. “Poupança é um investimento, mas existem opções melhores, como tesouro direto. Se não aprender a aplicar o dinheiro então ele nunca vai sobrar”.
Educação online
Com a internet, conversar e aprender sobre finanças nunca foi tão acessível. Além do Me Poupe!, existem plataformas especializadas em ensinarem mulheres e coachings dedicados a isso estão disponíveis a um clique de distância. Por isso, Nathalia vê que a relação dos consumidores com os bancos tem mudado.
“Ainda não é o ideal, as pessoas seguem dependendo demais dos bancos, mas acredito que a democratização do assunto está fazendo bastante diferença, porque quem se interessa pelo conteúdo o reproduz para os amigos e nas redes sociais”, conta. A paulista encara o efeito como a antítese do marketing, já que a educação financeira faz as pessoas pouparem mais e viverem de forma diferente.
Ironicamente, fazer os seguidores se apaixonarem pelo tema é a parte mais gratificante dos vídeos e também o maior desafio desde o começo. “É por isso que uso tanto humor no canal, para chamar mais gente para o assunto. Percebo que as pessoas têm se engajado e se interessado mais por finanças nos últimos anos”.
Quanto aos planos do Me Poupe! para 2019, Nathalia diz querer amadurecer a empresa. “Desejo criar mais produtos financeiros democráticos para estimular a poupança. Já crescemos e atingimos mais gente, agora precisamos de um alicerce para os próximos projetos”, conclui.