Israelense desenvolve equipamento de mobilidade para crianças
O exoesqueleto fica anexado na altura da cintura e pernas do adulto, permitindo que a criança caminhe no mesmo ritmo que seus pais
atualizado
Compartilhar notícia
Você já ouviu falar do equipamento para mobilidade de crianças com disfunção motora “Upsee”? A invenção foi pensada pela israelense Debby Eltan, mãe do pequeno Rotem Elnatan. Rotem foi seu segundo filho e aos dois anos de idade foi diagnosticado com paralisia cerebral. Em vídeo, Debby conta que durante o primeiro ano de vida do pequeno, ele era capaz de chorar quase todos os dias.
“Um dia seu fisioterapeuta me disse: seu filho não sabe o que são pernas. Eu chorei e pensei em uma solução”, conta a israelense. Numa tentativa de ensiná-lo o que eram e para o que serviam, ela começou a inventar formas de carregá-lo anexado à suas pernas e o segurando por sua cintura. As primeiras versões não eram confortáveis e nem funcionais, mas um dia ela encontrou a solução equilibrada perfeitamente.
A invenção deu tão certo que uma empresa chamada Leckey topou produzir o equipamento para comércio, em 2014. À época, para conseguir comprar um “Upsee” era necessário entrar em uma fila de espera que chegava a 12 dias. Hoje em dia é possível comprar pela internet e com entrega para o Brasil. O equipamento custa R$ 1720 e resulta em vários sorrisos no rosto.