metropoles.com

Indonésia prioriza influenciadores na fila da vacina contra a Covid-19

O país está apostando na influência digital para reverter a desconfiança por parte da população no imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
influenciador Raffi Ahmad
1 de 1 influenciador Raffi Ahmad - Foto: Reprodução/Instagram

Mais de 50 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em todo o mundo. No final do ano passado, a notícia tão esperada da chegada do imunizante foi como um sopro de esperança, abrindo caminho para um 2021 rumo à vida normal.

Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer. E a pergunta que não quer calar é: quem é você na fila da vacina? Enquanto muitos países colocaram trabalhadores da saúde, idosos e outras pessoas do grupo de risco como prioritárias, o governo da Indonésia acredita no poder da influência digital e colocou personalidades com milhares de seguidores para serem imunizadas primeiro.

De acordo com a Reuters, quem deu o pontapé inicial na imunização no país foi o presidente, Joko Widodo. Logo em seguida, o influenciador Raffi Ahmad, que tem mais de 50 milhões de seguidores no Instagram, recebeu a segunda dose.

Ahmad logo compartilhou o momento nas mídias sociais e incentivou: “Não tenham medo da vacina”, escreveu na legenda.

Segundo a agência, a porta-voz do ministério da saúde, Siti Nadia Tarmizi, disse que a decisão de incluir influenciadores ao lado de quase 1,5 milhão de profissionais de saúde na primeira fase de vacinações foi uma estratégia deliberada pelo governo.

Embora o país tenha registrado mais de 950 mil casos de Covid-19 e 27 mil óbitos em decorrência da doença, apenas 37% dos indonésios desejam ser vacinados, enquanto 40% dizem que vão considerar e 17% afirmaram que vão recusar.

3 imagens
Vacinação no DF
Segundo a Secretaria de Saúde, todos os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 já estão sendo vacinados
1 de 3

Na Indonésia, Raffi Ahmad recebeu a dose da vacina após o presidente do país

Reprodução/Instagram
2 de 3

Vacinação no DF

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
3 de 3

Segundo a Secretaria de Saúde, todos os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 já estão sendo vacinados

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
Repercussão

A estratégia rendeu reações mistas do público indonésio. Além da desconfiança já presente na população, o influenciador foi visto em uma festa poucas horas de receber a dose da vacina. No Instagram, ele emitiu um pedido de desculpas.

“O incidente de ontem à noite foi puramente devido à minha negligência. Também espero que meus amigos e todos os indonésios continuem a seguir os protocolos de saúde, embora as vacinações estejam em andamento”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?