metropoles.com

Ideia que homenageia mulheres astronautas vence concurso da Lego

A proposta já foi apoiada pela NASA. A fabricação agora depende da aprovação da empresa que fabrica o brinquedo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
foto 5
1 de 1 foto 5 - Foto: Divulgação

O mundo começa a ver com um novo olhar o profissionalismo feminino. Mais de 40 astronautas mulheres americanas já visitaram o espaço e incontáveis outras trabalham na NASA como cosmonautas, analistas, pesquisadoras e engenheiras. Entretanto, quando se pensa em programas espaciais americanos, poucos nomes de mulheres importantes vem à mente.

Tentando quebrar esse paradigma desde a infância, Maia Weinstock, vice-editora de notícias do MIT (Massachusetts Institute of Technology) propôs que a Lego criasse uma linha para homenagear cientistas mulheres. Ela submeteu sua proposta à competição “Lego Ideas”, que convida pessoas em todo o mundo a tentarem criar uma linha inovadora de brinquedos para a marca.

Se algum projeto consegue 10 mil apoiadores, é avaliado pela comissão oficial Lego. O projeto “Mulheres da NASA” conseguiu o número necessário e seguiu para avaliação. O conjunto viria com cinco personagens que representam pioneiras na NASA:  Margaret Hamilton, Katherine Johnson, Nancy Grace Romanos, Mae Jemison e Sally Ride.

 

Divulgação

 

Você já ouviu falar delas? Hamilton era uma cientista da computação que desenvolveu um software para o computador de bordo na missão Apollo. Johnson foi uma matemática que trabalhou também com a missão Apollo e o programa Mercury. J

á Roman foi uma das primeiras astrônomas e uma das primeiras executivas mulher na NASA. Ela ficou conhecida como “Mãe do Hubble”, por ter sido uma importante peça no desenvolvimento do telescópio espacial Hubble. Jemison e Ride eram astronautas. Ride foi a primeira mulher no espaço, em 1983. Jemison marcou a história como a primeira africana a pisar no espaço.

“As mulheres têm desempenhado papéis críticos em toda a história do programa espacial dos Estados Unidos e ainda assim, em muitos casos, suas contribuições são desconhecidos ou sub-apreciadas. Especialmente porque as mulheres têm historicamente lutado para ganhar aceitação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirmou a idealizadora do projeto, Maia Weinstock, que aguarda reposta sobre a fabricação dos brinquedos.

 

6 imagens
1 de 6

Divulgação
2 de 6

Divulgação
3 de 6

Divulgação
4 de 6

Divulgação
5 de 6

Divulgação
6 de 6

Divulgação

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?