Homão da porra? Conheça Jorge Chastalo, o Rodrigo Hilbert da PF
Internet foi à loucura após policial gato anunciar livro sobre a convivência com Lula. Veja fotos e conheça o novo agente “muso” da Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Além de ser considerada a maior operação de combate à corrupção já conduzida no Brasil, a Lava Jato não para de apresentar novas figuras à mídia — para sorte daqueles que não resistem a um uniforme policial.
Depois do “Hipster da Federal” conquistar seu próprio fã clube e algumas dezenas de pretendentes, outro perfil surgiu e não para de chamar atenção: o do agente Jorge Chastalo, de 46 anos, o “Rodrigo Hilbert da Federal”, como foi apelidado nas redes sociais.
Eu me arrumando pra ir visitar o Lula só pra ver o Rodrigo Hilbert particular que ele tem pic.twitter.com/QZLtibACOm
— ???♀️ Gerf (@eugerf_) 18 de novembro de 2019
O policial ficou famoso em 2017, ao aparecer na TV pela primeira vez. Vez ou outra, ele volta aos holofotes.
Além de ter conduzido presos durante a operação, ele foi responsável pelo acesso de advogados, políticos e familiares ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante os 580 dias em que o petista permaneceu preso na carceragem da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, onde Chastalo é lotado.
Nesta segunda (18/11/2019), após anunciar que pensa em retratar a convivência com Lula em livro, o agente especial voltou à mídia com força total.
Natural de Cascavel (PR), Chastalo tem 46 anos – 16 dedicados à PF – e ocupa o cargo de chefe da carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Segundo colegas de trabalho ouvidos pelo Metrópoles, assim como o Hilbert, o profissional é casado, tem filhos, e possui perfil reservado.
No entanto, para manter a perfil de galã, vai frequentemente ao barbeiro e ao salão.
Chastalo também integra o Comando de Aviação Operacional (CAOP), unidade aérea da Polícia Federal do Brasil responsável por promover o apoio aéreo operacional às atividades da Polícia Federal, e demais órgãos de segurança pública da Administração Pública Federal.
No trabalho, é conhecido pelo perfil operacional, por manter bom relacionamento com as pessoas e por, apesar da fama, se esforçar para marcar presença em eventos e confraternizações dos colegas.