Fotógrafo brasiliense clica pessoas lendo nuas e retrata intimidade
Iniciada a partir de um post no Facebook, a série “Literanua”, de Diego Ponce de Leon, mistura o nu artístico com o gosto pela literatura
atualizado
Compartilhar notícia
Ao encontrar imagens de pessoas nuas lendo tranquilamente seus livros prediletos, não estranhe. As fotos fazem parte da série “Literanua”, do jornalista e fotógrafo Diego Ponce de Leon. A ideia surgiu da observação dos bastidores de um antigo projeto. “Fotografava pessoas com seus objetos favoritos e uma das moças estava com um livro. Fiquei me questionando: o livro é algo tão íntimo. Seria mais íntimo do que o próprio corpo?”, lembra.
Esta provocação o rondou por algum tempo, antes de tornar-se uma ideia concreta. “Recentemente estava buscando um elemento leve, poético, lírico. Vi a foto novamente e me questionei: o que é mais íntimo, a nudez ou o que o livro significa para ti?”. O questionamento virou projeto com a ajuda de um post no Facebook, em que o fotógrafo procurava personagens dispostos a posarem para suas lentes.Mais de 200 pessoas o contataram. Até agora, 30 foram clicadas. “Eu gostei de ver que não era somente gente da cena artística, eram pessoas de vários jeitos interessadas em desconstruir esse tabu da nudez. Fiquei feliz pela diversidade. Acredito que 60% dos que fotografei nunca haviam posado nus antes e eles se descobriram ali. Fiquei honrado e emocionado por confiarem em meu trabalho.”
Acesse o Instagram do projeto e confira mais cliques.