Fenômeno Borsoi: brasiliense atinge 1 milhão de seguidores no TikTok
Veja como seguir os passos dele rumo à carreira de influenciador digital
atualizado
Compartilhar notícia
Francisco Borsoi Leal Carreira nasceu em uma família em que a arte é artigo de subsistência. Logo, muito cedo na vida, o brasiliense de 22 anos desenvolveu um olhar apurado, curioso e afiado para criar e detectar tendências. Essa última habilidade em especial, digna dos cool hunters, profissionais especializados em prever modismos, tem ajudado o jovem a brilhar no TikTok, novo app chinês em que muitos ainda patinam.
Sempre acompanhados de um humor inteligente, os posts criativos de Borsoi renderam a ele mais de 1 milhão de seguidores em apenas 12 meses. “Com o apoio do meu irmão caçula, José, criei a conta no início da pandemia [de coronavírus] e, aos poucos, fui entendendo os recursos desse app e os anseios do meu público. Hoje, posso dizer que o TikTok mudou a minha vida e as minhas aspirações profissionais”, declara ao Metrópoles.
O loiro de olhos azuis e 1,85 m lembra de seu primeiro viral: “Foi uma dublagem de José Bezerra [também conhecido como Flynn Rider], do filme Enrolados, da Disney. Sabia que as dublagens fazem um baita sucesso no TikTok e que a minha semelhança com esse personagem chamava atenção das pessoas, mas não imaginava tamanha repercussão”.
Graças ao vídeo de Borsoi, o nome de José Bezerra foi parar nos trending topics do Twitter. “Essa dublagem ainda alavancou as minhas outras redes sociais”, afirma. No Instagram, por exemplo, ele saltou de 3 mil para 220 mil seguidores.
@borsoiPros 1000 comentários de que eu pareço o Senhor Flynn Rider / José Bezerra. #fy #foryou #fyp #duet #funny #pov #brasil #brazil #tiktokbrasil #familia♬ original sound – Francisco Borsoi
As publicações dele ainda englobam dicas de viagem, passo a passo de receitas, desafios entre amigos e truques de styling. “O meu conteúdo é muito variado, o que ajuda a abraçar um número maior de pessoas”, avalia.
Atualmente agenciado e com fã-clubes, ele assina projetos para marcas como Burberry e planeja se mudar para São Paulo, “onde tudo acontece e estão as melhores oportunidades de parceria”.
Veia artística
Na infância, enquanto não estava brincando pelos corredores do escritório da avó, a premiada decoradora Angela Borsoi, o brasiliense estava visitando os melhores museus do mundo com os pais, o escritor Luiz Carreira e a designer Renata Leal.
“Sem dúvida, essa forte ligação com a arte influencia a minha personalidade e, consequentemente, o meu trabalho com as mídias digitais”, revela Borsoi.
Detentor de um passaporte bastante carimbado, o tiktoker estuda Comunicação e Mídias Sociais na IE University, em Madrid. “Estou em Brasília agora, cidade onde nasci e cresci, para ficar perto da família durante a pandemia. Em breve, no entanto, voltarei para a Espanha para me formar”, conta.
Na capital, Borsoi vive com os pais e os dois irmãos mais novos no Lago Sul, em uma casa com concepção original do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé (conhecido, entre outros, pelos projetos dos edifícios Morro Vermelho e Camargo Corrêa, ambos na Asa Sul). “Esse meio artístico sempre foi muito natural para mim”, adiciona, afirmando ter total apoio dos familiares para reverberar seu lado artístico nas redes sociais.
Dicas de expert
Para se destacar em meio aos 1,23 bilhão de usuários ativos do TikTok, o app mais baixado da quarentena, o influenciador digital revela que é preciso ter autenticidade e constância. “A rede social tem público para todo mundo. Se você tem uma paixão, algo que você gosta muito de falar sobre, acho que tem que investir nisso de maneira autêntica e constante, com ao menos um post por semana”, aconselha. “Encontrar uma maneira de imprimir a sua personalidade, ainda que nos desafios que todo mundo faz, também é essencial”, incrementa.
Borsoi ainda indica a compra de acessórios como tripé e ring light. “Não são essenciais, mas ajudam bastante na criação de conteúdo”.
Outra dica importante dele é interagir com os seguidores. “Estou sempre de olho nas mensagens e nas interações, sobretudo dos fã-clubes”, destaca. “Ter o mesmo nickname em todas as redes sociais também ajuda”, complementa. O loiro pode ser encontrado tanto no TikTok quanto no Instagram pelo @borsoi.
Próximos passos
Como ele mesmo disse anteriormente, a fama on-line mudou suas aspirações. Se antes ele planejava construir uma carreira no exterior, hoje ele almeja se mudar para São Paulo a fim de abraçar melhores oportunidades como influencer.
“Boa parte do meu público é do Brasil, então, as minhas maiores oportunidades de trabalho estão aqui”, diz. “Planejo seguir atuando nas redes sociais, além de montar um forte networking”, completa.
No portfólio de amigos e colegas de trabalho, Borsoi já tem web celebrities como Flávia Pavanelli, Thai de Melo Bufrem e Nati Vozza. “Apesar de nova, essa minha carreira na internet já me abriu muitas portas. Recentemente, por exemplo, tive a honra de assinar um projeto com o Thiago Biagi, stylist que admiro e nunca imaginei trabalhar”.