Expert avalia namoro de filho de Faustão com modelo 16 anos mais velha
João Guilherme, de 17 anos, assumiu um relacionamento com modelo de 33 anos. Especialista vê machismo nas críticas ao casal
atualizado
Compartilhar notícia
Após João Guilherme, filho do apresentador Faustão, assumir o relacionamento com uma mulher 16 anos mais velha, o “tribunal da internet” entrou em ação e disseminou uma série de críticas à modelo Schynaider Moura.
O espanto dos internautas se dá, principalmente, pela idade do apresentador, que tem apenas 17 anos. “Vai procurar alguém da sua idade”, escreveu um deles em um post feito pela modelo em sua página no Instagram. Apesar das represálias, nenhum deles se pronunciou sobre as críticas ou sobre o relacionamento.
Em meio às polêmicas, algumas pessoas saíram em defesa do casal e apoiaram a diferença de idade. “Meu sonho meu filho de 19 anos namorar uma mulher mais velha”, escreveu uma usuária do Instagram na página de Schynaider.
Machismo
Para a psicóloga Maria Rafart, o preconceito é o principal motivo para motivar as pessoas a criticarem o casal. “Os paradigmas ditados pelo machismo estão costurando com um fio invisível praticamente todos os atos de nossas vidas. Vários de nossos comportamentos são construídos com base naquilo que a sociedade prevê como boas práticas”, explica.
Ver essa foto no Instagram
“Na esteira do machismo estrutural na sociedade, qualquer coisa que destoe daquilo que é socialmente estabelecido passa a chamar a atenção, como uma mulher alta com um homem baixo, por exemplo, que pode até virar esquete humorístico.”
Na concepção da especialista, o relacionamento de uma mulher mais nova com um homem mais velho é “menos notado e comentado”. Ela ainda ressalta que, por mais que “uma pessoa de 17 anos seja mais imatura do que alguém de 33, porque viveu menos, teve menos tempo para amadurecer e vivenciar experiências diferentes”, não é isso que determina a validação de um relacionamento.
“A relação entre os dois varia de relacionamento para relacionamento e não tem nada a ver com a idade”, ressalta.