Excesso de selfies indica transtorno de personalidade, diz pesquisa
Aquela foto inocente na academia ou ao lado do seu namorado pode revelar muito sobre a maneira como você se relaciona
atualizado
Compartilhar notícia
Há mais gente de olho nos seus posts nas redes sociais do que você imagina. Um estudo feito por psicólogos da Brunel University London observou usuários do Facebook e concluiu que pessoas que postam muito sobre dieta, rotinas de exercícios e momentos de “superação” na academia têm tendências ao narcisismo.
Eles entrevistaram 550 donos de perfis. O hábito de postar fotos no treino é motivado por uma grande necessidade de atenção e de aprovação da comunidade virtual do Facebook, o que é considerado um transtorno de personalidade pelos pesquisadores.
O retorno que essas pessoas recebem, em forma de likes e outras interações, porém, não deve ser interpretado como aprovação. “Esses amigos podem estar educadamente oferecendo seu apoio, mas secretamente reprovando essa exibição egoísta”, afirma a professora Tara Marshall, uma das responsáveis pela pesquisa.
O estudo também avaliou o comportamento de quem atualiza muitas vezes o status de relacionamento ou posta muitas fotos românticas. Isso indica baixa autoestima, segundo os psicólogos, e a necessidade de fortalecer seus relacionamentos.
Maior consciência de como suas atualizações de status podem ser percebidas pelos amigos poderia ajudar as pessoas a evitar temas que incomodam mais do que entretém
Tara Marshall, psicóloga
“Pode não ser nenhuma surpresa que as atualizações de status no Facebook reflitam traços de personalidade. No entanto, é importante entender por que as pessoas escrevem sobre determinados temas no Facebook. Quem recebe mais likes e comentários experimenta uma sensação de inclusão social, enquanto os outros caem no ostracismo”, explica Marshall.