Michelle Obama adota cabelos naturais e vira notícia no mundo inteiro
A ex-primeira dama dos EUA foi vista com os fios sem o tradicional alisamento, mas por que isso é tão importante?
atualizado
Compartilhar notícia
O barulho que essa informação faz diz muito sobre racismo e sobre o padrão de beleza aos quais as mulheres estão submetidas. Havia uma forte torcida para que Michelle Obama, um ícone do poder feminino, deixasse o alisamento de lado e assumisse suas raízes.
This is the picuture I have been waiting on for like 3 years. COME ON NATURAL. pic.twitter.com/HF8AYpsciB
— gif sommelier (@meagnacarta) 2 de abril de 2017
@meagnacarta @LadyCurtissa I remember wishing w all my heart, FLOTUS would walk out with her fro out
— Dellea Copeland (@delleacopeland) 3 de abril de 2017
Quem tem medo do cabelo natural de Michelle Obama?
Muito além de uma patrulha estética, o fato de usar os cabelos naturais passaria uma mensagem de autoaceitação que poderia ecoar positivamente para mulheres negras do mundo inteiro.
A escritora nigeriana Chimamanda Adichie, referência em questões de gênero e raça, já falou em entrevistas sobre por que o cabelo é considerado um elemento político e de resistência pelas mulheres negras.
Chimamanda, inclusive, afirmou acreditar que se Michelle Obama usasse seu cabelo natural em 2008, quando Barack Obama foi eleito, o então senador americano talvez tivesse perdido a eleição.
“Eu digo com frequência que se Michelle Obama usasse seu cabelo natural quando Barack Obama concorreu à presidência ele não teria ganhado. Isso porque o cabelo natural dela tem um certo significado para certas pessoas. Isso significaria que ela seria um tipo de militante Pantera Negra, ameaçadora”, disse a escritora.
.@ChimamandaSays on why natural hair is political for black women.https://t.co/nvbcjaVMv4
— Channel 4 News (@Channel4News) 9 de agosto de 2016