Ex-padres casados farão encontro para discutir celibato em Brasília
Os religiosos que deixaram a batina e agora têm mulher e filhos discutirão vários temas polêmicos, como o celibato opcional
atualizado
Compartilhar notícia
O 21° Encontro Nacional de Ex-Padres Casados está marcado para os dias 17 e 22 de janeiro de 2017, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília.
Nesta edição, o congresso terá como foco o tema “Renovação e esperança a partir do entusiasmo do Papa Francisco”. Os líderes religiosos, que antes eram celibatários e agora têm mulher e filhos, discutirão o assunto e outros temas como o celibato opcional.
Apesar de ser incomum ver padres casados, Antônio Evangelista de Andrade, um dos organizadores, revela que a expressão “ex-padres” é questionável. Eles apenas deixam de exercer o ministério, mas não o sacerdócio.
Eu era padre, mas era celibatário, pedi dispensa e me casei. Com isso não posso celebrar missa, mas uma vez ordenado, você sempre será padre
Antônio Evangelista de Andrade
Para Antonio, que deixou o clero para em nome de um grande amor, um dos pontos altos do encontro é discutir como a igreja pode se adequar aos tempos modernos. “Queremos refletir sobre como podemos contribuir para uma igreja mais renovada e as exigências da era moderna. Porque não há mais sentido em você falar de uma igreja hierárquica. Aqui vamos tratar de sair do trono e ir para o serviço.”
O encontro custa R$ 500 por pessoa já com as refeições incluídas. A programação começa terça-feira (17/01/17) às 18h e termina no domingo (22/01) com um almoço.
Informações: www.padrescasados.org ou via email: aandrade1956@gmail.com