Estudo confirma que pais também devem ler para os filhos
A prática atua diretamente no desenvolvimento da linguagem da criança
atualizado
Compartilhar notícia
Quantas vezes a cena de uma criança deitada na cama ao lado da mãe contando uma história já não esteve presente nos filmes? Recentemente, um estudo australiano quebrou esse estereótipo de que só a mulher deve ler para os filhos ao provar que quando o pai também lê, as chances da criança desenvolver a linguagem aumentam.
A pesquisa foi realizada pelo Murdoch Children’s Research Institute. Ao todo, 450 famílias formadas de pai e mãe foram analisadas. Nos núcleos em que o pai contava historinhas quando as crianças tinham dois anos foi notado uma evolução melhor da fala assim que os pequenos completavam quatro anos.
O levantamento também apontou que o resultado não tinha relação com classe social, profissão ou nível educacional do pai. Um dos autores da pesquisa, Dr. Jon Quach explica que o estudo preenche um vão sobre o papel dos pais na progressão da fala da criança.
“A leitura materna ajuda na alfabetização, mas as contribuições paternas nunca foram muito pontuais”, diz. “As descobertas também reforçam a importância de ler para crianças desde cedo, por todos os adultos presentes na vida dela”.