Estudante cria pulseira que emite alerta em situação de assédio
A portuguesa Beatriz Carvalho é aluna de design e garante que o objetivo do projeto é incentivar mudanças contra esse tipo de comportamento
atualizado
Compartilhar notícia
A estudante de Design da Universidade de Napier, no Reino Unido, Beatriz Carvalho, de 21 anos, impressionou o mundo com um lançamento durante a exposição Edinburgh Graier Degree Show. Trata-se de uma pulseira, que a princípio pode parecer normal, mas, com um simples toque, é capaz de alertar sobre tentativas de assédio.
Batizado de Lux, o item foi desenvolvido para ambos os sexos.
De acordo com a instituição, a pulseira protótipo é vinculada a um aplicativo, com o qual amigos podem se conectar e serem avisados de situações desconfortáveis ou graves. Além disso, com dois toques, o objeto acende e é possível alertar a pessoa mais próxima sobre o assédio.
Em entrevista à revista Visão, a portuguesa, que já sofreu com casos de assédio, explicou a origem do projeto. “O acessório foi criado para incentivar mudanças contra esse tipo de comportamento tão comum em lugares de entretenimento”, diz a idealizadora.
A jovem conta ainda que a Lux é o seu trabalho de conclusão de curso e que agora aguarda o contato de investidores para começar a produzir e comercializar o item.