metropoles.com

Está trabalhando demais? Aprenda a colocar limite no home office

Especialistas ensinam o que pode ser demandado do funcionário em trabalho remoto, e como driblar a sensação de estar trabalhando todo tempo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher trabalhando no escritorio em casa
1 de 1 mulher trabalhando no escritorio em casa - Foto: Getty Images

É possível que, desde que a empresa adotou o regime de home office, você tenha realizado alguma atividade de trabalho fora do horário. Quem sabe respondido alguns e-mails, aproveitado o tempo livre para adiantar demandas, ou dado uma última checada naquela planilha antes de enviar para o chefe.

Exceções existem e são perfeitamente plausíveis no universo corporativo. Você provavelmente já teve que ficar, por algum motivo especial, algumas horas a mais no escritório. O problema nasce quando a exceção começa a se tornar regra. E, para alguns funcionários, o home office acentuou esse fenômeno.

A falta de fronteiras entre a vida pessoal e o trabalho, que agora convivem no mesmo ambiente, tem levado as pessoas a trabalharem mais. Uma pesquisa da Harvard Business School com 3,1 milhões de pessoas ao redor do mundo mostrou que, desde a instituição do home office no início da pandemia, a carga de trabalho dos funcionários aumentou, em média, 48,5 minutos. O estudo também apontou um aumento no número de e-mails trocados e do tempo em reuniões.

Embora já tenha se passado pouco mais de um ano desde que as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 aumentaram a parcela de brasileiros que trabalham de casa, ainda estamos aprendendo a lidar com as funções remotas.

Liberdade de se desconectar

Essa mudança trouxe consigo, em muitos casos, a necessidade de se mostrar conectado e produtivo durante o expediente. O resultado? Um impacto significativo na saúde mental dos profissionais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa runrun.it, 55% dos respondentes dizem estar com um nível de estresse moderado durante este período de trabalho remoto, e 29% apresentam níveis altos de estresse. Ainda nesse sentido, 61% afirmam se sentir exaustos, sem energia física e/ou emocional, e 43% apontam que existe uma grande dificuldade em se desconectar depois de um dia de trabalho.

Em entrevista ao Metrópoles, Sirlene Ferreira, psicóloga com especialização em gestão de pessoas, defende que é necessário planejar o dia, manter uma rotina familiar alinhada e ter foco para cumprir as metas de entrega e estratégia, para que o home office não se torne um problema.

“Para muitas pessoas, pode não existir mais esse momento de interrupção, já que os lares e o trabalho convergiram em um mesmo ambiente. Por isso, é fundamental deixar isso bem claro no cotidiano, tanto pessoal quanto da família. Um microssistema que também existe naquele ambiente”, explica.

É necessário fazer compromissos também com quem se compartilha o lar, sempre buscando favorecer a harmonia da casa. Além de você que trabalha, possivelmente também convive ali um cônjuge ou pais com suas próprias obrigações, e até filhos em idade de aprendizado, como explica a psicóloga.

Para quem está lutando com a rotina de trabalho em casa, a especialista listou quatro dicas fundamentais:

  • Compromissos com os outros: combine horários para que a família volte a vivenciar aquele momento em casa juntos, como um lar de fato. Até que horas vamos ficar no computador? Todos podemos fazer as refeições no mesmo horário? Esses combinados vão fortalecer a desconexão profissional excessiva.
  • Compromissos consigo: estabeleça uma rotina de trabalho. Quando começar, pausas para refeições, e quando terminar. Ao final, se policie para desligar o computador e deixe o celular e as demandas profissionais.
  • Esteja aberto também a abrir exceções. É possível que você precise dedicar tempo a mais em alguns momentos, esteja aberto a isso. Mas não torne essa demanda como rotina.
  • Faça pequenas pausas para manter o corpo em movimento. Faz bem para o corpo, e é importante para arejar a mente.
Amparo judicial

Do ponto de vista jurídico, o funcionário está amparado por uma legislação específica que regulamenta o teletrabalho: o Artigo 75-B da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Conforme estabelecido, existem limites. O funcionário, mesmo trabalhando de forma remota, deve cumprir a jornada de trabalho contratual.

3 imagens
Mesmo com a flexibilidade de cumprir o horário em casa, é obrigação do trabalhador estar disponível e atento a responder às demandas durante o horário de trabalho
Se o funcionário for demandado em determinado momento e não responder a demanda, a empresa pode emitir uma advertência
1 de 3

Divulgação
2 de 3

Mesmo com a flexibilidade de cumprir o horário em casa, é obrigação do trabalhador estar disponível e atento a responder às demandas durante o horário de trabalho

Divulgação
3 de 3

Se o funcionário for demandado em determinado momento e não responder a demanda, a empresa pode emitir uma advertência

Unsplash

Além da obrigação do próprio funcionário, a empresa também precisa ter sua parcela de respeito aos horários e demandas exigidas do time.

“Do lado da empresa, o gestor não deve ficar remetendo e-mails ou mensagens fora do horário de trabalho. O contratado, por sua vez, precisa se resguardar, ao estabelecer uma rotina. O profissional deve ter direito a desconexão, ao desligar o computador quando termina o expediente”, elucida o advogado especializado em direito do trabalho Mourival Boaventura Ribeiro, sócio da Boaventura Ribeiro Advogados.

Caso exista um comportamento contínuo do funcionário em trabalhar fora do horário, identificado pela empresa, também é papel do gestor orientá-lo para que não insista nessa prática. “O funcionário pode não fazer isso de má fé, mas a empresa deve adverti-lo sobre a importância de que as tarefas sejam executadas durante o expediente contratual”, explica o advogado.

Ser demandado de forma excessiva em formato de e-mails ou mensagens de WhatsApp exige uma conversa com o gestor, em um canal de diálogo aberto e cauteloso. Caso não funcione e a demanda seja contínua, isso pode gerar questionamentos na Justiça do Trabalho.

Telegram

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?