Especialista elege os quatro principais fatores que levam ao divórcio
John Gottman estuda o comportamento dos casais há mais de 40 anos e dá algumas dicas sobre como evitar um rompimento precoce
atualizado
Compartilhar notícia
John Gottman garante ser capaz de ouvir um casal durante 5 minutos e determinar, com precisão de 91%, se eles vão se divorciar. Ele foi destaque no livro de Malcolm Gladwell, “Blink”, sobre tomadas de decisão.
Gottman pesquisa sobre casamentos há mais de 40 anos e alega que casais que frequentam suas oficinas têm mais sucesso do que os que vão à terapia tradicional. No livro “Os sete princípios para fazer o casamento funcionar”, ele se propõe a explicar por que os casamentos vão mal e o que pode ser feito sobre isso.Os quatro cavaleiros do apocalipse
Como ele pode dizer quem vai se separar? Há uma série de indicadores, mas o cerne da pesquisa de Gottman são “Os quatro cavaleiros”. Estes são os comportamentos que indicam que um apocalipse no casamento está a caminho:
Crítica – As queixas são ok. A crítica é mais maléfica – ataca a pessoa, não o seu comportamento. Por exemplo: ele não tirou o lixo porque se esqueceu, mas sim porque é uma pessoa ruim.
Desprezo – Xingamentos, olho-revirados, escárnio, zombaria e humor hostil. De qualquer forma, o desprezo – o pior dos quatro cavaleiros – é venenoso para um relacionamento porque transmite desgosto. É praticamente impossível resolver um problema quando o seu parceiro está recebendo a mensagem de que você está desgostoso com ele ou ela.
Ficar na defensiva – Isso é realmente uma maneira de culpar seu parceiro. Você está dizendo: “o problema não é comigo, é você”. A atitude apenas agrava o conflito, e por isso é tão mortal.
Obstrução – Afastar-se do (a) companheiro (a), ficar frio (a) e distante, não apenas tira a pessoa do conflito, como acaba por removê-la, emocionalmente, de toda a relação.