metropoles.com

Especialista dá dicas para cumprir as resoluções feitas na virada do ano

O primeiro passo para o sucesso na hora de cumprir as promessas feitas no Ano Novo é definir metas inteligentes, que sejam temporais e relevantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
2016
1 de 1 2016 - Foto: iStock

Hoje é oficialmente o dia de pegar a caneta ou smartphone, para os que acham o método ultrapassado, e listar metas e objetivos para 2016. Emagrecer, mudar a alimentação, engordar a poupança, tirar uma viagem do papel, fazer um tratamento que você vem adiando há vários anos, e por aí vai, tópico a tópico. Depois é só dobrar o papel até que ele suma e colocar no fundo da carteira até o próximo ano novo, quando o ritual todo se repete.

Mas que tal se 2016 for o ano de metas cumpridas? Para isso, segundo especialistas, é preciso muito mais do que papel, caneta, e alguns objetivos na cabeça. Planejar corretamente pode ser a chave das resoluções alcançadas no final de ano. Além de exercícios de autoconhecimento, que ajudam a identificar, por exemplo, que obstáculos invisíveis podem estar no caminho do sucesso.

Ao Metrópoles, a coach de lifestyle Paula Abreu compartilhou algumas dicas para não transformar as resoluções em só mais uma lista de promessas jogadas ao vento.

Tenha metas espertas
iSTockO primeiro impasse para realização dos objetivos pode estar na maneira como você traça suas metas. “Emagrecer”, por exemplo, pode não dizer nada ao seu cérebro quanto a correr atrás de alguma coisa. Segundo Paula Abreu, metas inteligentes devem ser traçadas no esquema chamado “SMART” – espertas, em inglês. Isso significa que elas têm que ser específicas (“specific”), mensuráveis (“measurable”), alcançáveis (“attainable”), relevantes (“relevant”) e temporais (“time framed”).

“Por exemplo, em vez de dizer ‘quero ler mais em 2016’, sua meta deve ser ‘quero ler dois livros em inglês (específica, mensurável e alcançável) a cada 30 dias (específica, temporal e alcançável), para melhora meu vocabulário (relevante)”, explica a coach. “Meta traçadas usando esse método têm muito mais chance de serem cumpridas”.

Se livre de “tralhas” emocionais e físicas
Essas “tralhas” são pensamentos ou objetos que podem servir como pedras no caminho do objetivo a ser alcançado. Por exemplo, se uma de suas meta for mudar os hábitos alimentares, um bom lugar para começar pode ser pela geladeira e dispensa, jogando fora alimentos velhos ou ruins para a saúde. Se for economizar dinheiro, o primeiro passo pode ser limpar a carteira, se livrando de papéis e cartões vencidos.

A parte emocional pode ser mais difícil de identificar. Mas papel e caneta podem ajudar. Uma dica da especialista é fazer uma lista com coisas “ruins” que podem acontecer caso você alcance aquele objetivo. Por exemplo, no caso de emagrecer: “Ter que trocar o guarda-roupa inteiro”.

“É bom lembrar que fazer listas de metas é uma abordagem mais focada no lado esquerdo do cérebro, que é mais racional. Mas o combustível que ajuda a gente a cumprir as metas vem do lado direito, das nossas conexões emocionais”, comenta a coach. “É importante, portanto, que suas metas estejam alinhadas com o seu propósito de vida, ou visão para o seu futuro”.

Conte suas metas ao mundo
De acordo com Paula Abreu, quando você declara um objetivo para outras pessoas, seu comprometimento com ele aumenta. Um exemplo disso são as hashtags nas redes sociais, como o #projetolalanoleto, e blogs onde leitores acompanham a meta passo a passo.

Procrastine com inteligência
Hoje é feriado, e amanhã (2/01) é sábado, então melhor deixar essa coisa de começar a correr para a semana que vem, certo? Segundo a coach, não faz mal adiar uma meta de vez em quando, desde que não seja até o próximo dia 31 de dezembro. Um dica para aproveitar esses dias de procrastinação é usá-los para resolver coisas logísticas.

iStock

 

Se o seu objetivo é começar uma vida fitness, por exemplo, pode aproveitar o dia para fazer matrícula na academia, ou pesquisar a modalidade que quer praticar este ano. Se é viajar, pode visitar uma agência de viagens, fazer uma pesquisa de destinos e passeios no local. Assim, você ainda vai se sentir mais perto de cumprir a sua meta, mesmo que esteja, na verdade, procrastinando.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?