metropoles.com

Em ensaio, fotógrafo brasiliense exalta a beleza da mulher negra

Weudson Ribeiro começou a documentar a beleza da mulher negra há dois anos. Retratos deram origem a “Superafro: o poder da mulher negra”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Weudson Ribeiro
Superafro ensaio mulher negra
1 de 1 Superafro ensaio mulher negra - Foto: Weudson Ribeiro

O brasiliense Weudson Ribeiro, 24 anos, é uma dessas almas criativas capazes de fazer política com arte — ou o contrário. Negro e gay, viu de perto o preconceito. Há dois anos, passou a retratar a beleza da mulher negra em fotos tão poderosas quanto lindas. O resultado é o ensaio “Superafro: o poder da mulher negra”, ainda em construção, segundo o próprio Weudson.

No início, o jornalista fotografava apenas lésbicas. Mas uma conversa com a etnógrafa Yaba Blay o inspirou a ampliar o projeto. As mulheres são de Brasília, Goiás, Rio e São Paulo, na maioria. Quase todas abordadas na rua, sem muito aviso prévio. “Eu queria saber como era a experiência delas de viver numa sociedade machista e racista”, comenta o fotógrafo.

Weudson Ribeiro

Na maior parte das vezes, a resposta foi algo que, infelizmente, estamos cansados de saber: as fotos reproduzidas à exaustão nas revistas não reflete a beleza dessas mulheres. “Elas me diziam que não se sentiam livres numa sociedade onde elas não conseguiam se adequar ao padrão de beleza. Aceitar o cabelo foi o primeiro passo de empoderamento delas. Assumir a negritude é um ato político”, diz.

A consolidação do ensaio passa também por um processo de autoaceitação e, principalmente, da desconstrução de preconceitos que ele mesmo carregava.

O meu maior objetivo é documentar a beleza e a diversidade de mulheres que carregam a negritude como um ato resistência. Ensaios como o Superafro são capazes de abrir os olhos da sociedade para questões que, muitas vezes, são deixadas de lado. Se nós conseguirmos educar alguém por meio desse projeto, ficarei feliz. Graças a trabalhos assim, eu consegui me desfazer de preconceitos, alguns internalizados, que também cultivava.

Weudson Ribeiro

Ele já fotografou cerca de 50 mulheres para o projeto. Mas não parou ainda. O “Superafro” continua crescendo, alimentado pelas mulheres lindas com quem o fotógrafo tromba por aí.

9 imagens
1 de 9

Weudson Ribeiro
2 de 9

Weudson Ribeiro
3 de 9

Weudson Ribeiro
4 de 9

Weudson Ribeiro
5 de 9

Weudson Ribeiro
6 de 9

Weudson Ribeiro
7 de 9

Weudson Ribeiro
8 de 9

Weudson Rodrigues
9 de 9

Weudson Ribeiro

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?