metropoles.com

E agora? Influencers brasilienses analisam fim dos likes no Instagram

Rede social deixará de exibir likes em todos os perfis. Brasilienses analisam medida, válida a partir desta quarta-feira (17/07/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Toni Hukkanen/Unsplash
toni-hukkanen-JcX_ABVzDZU-unsplash
1 de 1 toni-hukkanen-JcX_ABVzDZU-unsplash - Foto: Toni Hukkanen/Unsplash

Dois toques e um coração na tela. Marca registrada do Instagram desde a criação da rede social, em 2010, as curtidas (ou likes) poderão ser ocultadas em todos os perfis brasileiros. Nesta quarta-feira (17/07/2019), contas corporativas foram submetidas a esse novo modelo, que em breve passará a valer em todos os @s nacionais – ainda em fase de testes.

A retirada dos likes foi anunciada em maio pelo aplicativo. A iniciativa começou no Canadá e, agora, chega ao Brasil. No país do Hemisfério Norte, a regra deu tão certo que veio para ficar. Aqui, não se sabe se será algo definitivo.

O anúncio gerou memes. Muitas personalidades se pronunciaram sobre a nova forma de a plataforma digital se apresentar ao público.

Agora, apenas o criador do perfil poderá ver a quantidade de curtidas de cada post. A medida gerou controvérsia. Para defendê-la, o Instagram se pronunciou, em nota, alegando que pretende diminuir o “clima de competição” entre alguns usuários. Seria, também, uma maneira de combater as fábricas de likes comandadas por empresas especializadas na compra e venda de interação digital.

Há quem veja a mudança como algo favorável à saúde mental. Um estudo recente do instituto Royal Society for Public Health, do Reino Unido, apontou o “Insta” como a rede mais nociva à autoestima dos jovens e adolescentes. O compartilhamento de fotos impactava o sono, a autoimagem e instigava síndromes como a FOMO (do inglês fear of missing out – “medo de ficar de fora”, em tradução livre) entre o público de 18 a 24 anos.

Por outro lado, há quem se pergunte como influenciadores digitais se adaptarão à medida, para além de quem usa a rede de forma recreativa.

Ao Metrópoles, influenciadores digitais da cidade compartilharam suas impressões sobre a decisão:

Ju Mendes @mãedesete

“Não vejo interferência. As marcas irão querer saber do mesmo jeito. E temos como mostrar o engajamento. Amei a ideia, porque as pessoas comparam. E a comparação as mata de ansiedade. Já passei por essa fase e, hoje, não ligo mais [para a quantidade de likes]. Faz tempo que não olho esses números. Meu conteúdo é maior. Que fique quem gosta. Não me interessa quem não curte meu conteúdo.”

Monnike Falcão @monnikefalcão

“Teremos que esperar para ver o que irá rolar. Mas, na minha opinião, não irá mudar muita coisa. Vamos continuar seguindo quem curtimos o lifestyle. É até melhor não ter esse número, porque gera menos cobrança nas pessoas.”

Glauber Silva @glauberhsilva

“Não considerei uma estratégia muito boa. No meu ponto de vista, os likes geram evolução. A competição de conteúdo inspira e incentiva público e empresas.”

Juliana Braga @comerrezando

“Achei melhor. Primeiro, porque tira aquela angústia de postar uma foto. Muita gente apagava posts por medo de não manter aquela média de likes. Nunca fiz isso, mas me dava vontade. Ficava angustiada, principalmente quando era um publi. Antes de acontecer isso, não sei se de propósito, o Instagram diminui muito o alcance. Pelo lado mental, acho melhor não ter o número de curtidas.”

Pratik Gupta/Unsplash
Para a maioria, fim dos likes será positivo para a rede e usuários
Thiago Miranda @thiagomiranda__

“Acabará com a questão do ego, de quem tem mais curtidas, de que foto bombou ou não, não vendo esse número. Vamos nos preocupar mais com o conteúdo postado e dar mais valor aos posts. Eu estou dos dois lados, tanto como influenciador quanto como empresário, e acredito que teremos outras formas de medir a audiência da plataforma.”

Aline Sanromã @alinesanromã

“Cada mudança no meio digital faz com que nos reinventemos. Há uma revisão nas estratégias. O mais importante é produzir bom conteúdo e ver quem de fato se destaca e faz um trabalho autoral, independentemente do numero de curtidas.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?