metropoles.com

Dor do luto é mental e física. Psicóloga orienta como lidar

A psicóloga Bianca Mayumi explica o que é o luto e como esse sentimento pode, até mesmo, causar dores físicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração em tons de rosa de momento de luto
1 de 1 Ilustração em tons de rosa de momento de luto - Foto: Getty Images

O luto se tornou um tema comum nos últimos anos. Apenas no Brasil, a pandemia de Covid-19 fez 667 mil vitimas até o momento, sem contar as outras causas de mortes registradas no país. Levando em conta esses números, é possível prever a quantidade de pessoas que precisaram enfrentar a perda de quem amava.

“Ele [o luto] se dá a partir do momento em que se toma consciência sobre a perda, podendo ocorrer antes, durante ou após a situação, sem tempo pré determinado”, explica a psicóloga e pesquisadora Bianca Mayumi.

Mulher chorando olhando pro telefone
O luto foi um sentimento frequente em tempos de pandemia

Apesar de não existir trauma físico, a dor é uma reclamação comum por quem está passando pelo processo de perda. De acordo com a psicóloga Bianca Mayumi, o luto pode, sim, gerar dores físicas e reais.  “O físico do indivíduo reflete o sofrimento psíquico passado por ele. Alguns possíveis sintomas do luto são insônia, ruminação de mágoas, falta de apetite e perda de peso”, complementa a psicóloga.

Dor real

Além do processo sentimental da perda, Priscila Proveti, médica neurologista do Hospital Anchieta de Brasília, explica que é possível que o paciente desenvolva uma dor no braço, por exemplo, sem que exista nenhum trauma.  “[Mesmo não havendo] Nada de errado com o braço, mas ele sente a dor, e a dor é real”, explica.

“Quando a gente faz ressonância funcional nesses pacientes, observamos que existe uma alteração em neurotransmissores, em algumas regiões específicas do cérebro — principalmente no sistema límbico, responsável pelas emoções. Então, sim, o nosso psicológico pode ocasionar dores e muitos problemas no corpo que não são de cunho orgânico”.

As dores podem ser em qualquer região do corpo: na cabeça, nas pernas, na região lombar… Também podem se apresentar como alterações intestinas e até cardíacas, causando formigamento nos membros.

“O que a pessoa está sentindo não irá se dissipar com remédio para dor, porque o que está causando-a é um processo psicológico”, ressalta.

Nesses casos, o melhor a fazer é procurar acompanhamento psicológico para tratar as dores da saudade.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?