Do MasterChef ao Master Truck: Comandante Hamilton empreende em novo voo
Quinto eliminado do programa de TV deste ano, Hamilton Carvalho agora roda com seu trailer-cozinha pelas ruas da cidade, escoltado pelos dotes culinários do enteado, Philippe. Neste sábado (24/10), eles estarão estacionados e servindo no Federal Music
atualizado
Compartilhar notícia
Quinto eliminado do MasterChef Brasil deste ano, o Comandante Hamilton está apostando em novas formas de locomoção. Piloto de helicóptero da Polícia Civil do Distrito Federal e cozinheiro amador, ele jura que jamais deixará de voar, mas agora roda com seu Master Truck pelas ruas da cidade.
(No sábado – 24/10 – estará estacionado no Federal Music. Confira sua rota através do Instagram.)
Há dois meses, o trailer alaranjado vem sendo puxado por aí pelo Chevrolet Blazer de Hamilton Carvalho. No cardápio, uma seleção de hambúrgueres (a R$ 18,00 cada um) e – claro – aquele prato que levou o brasiliense de 47 anos à mais celebrada competição culinária da televisão brasileira.Orgulho da família, o filé au poivre (R$ 22,00) aqui é apresentado em uma peça de filé mignon com pimenta preta e verde, flambada no conhaque, mais molho demi-glace e creme de leite preparado por 12 horas, acompanhada de batata rústica e salsinha. Mas, em vez do medalhão que foi aprovado pelos jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella nas eliminatórias do MasterChef, o cliente do Master Truck recebe a carne picadinha, mais conveniente para ser comida com os talheres de plástico oferecidos pelo food truck.
Tudo bem que a participação de Comandante Hamilton no reality show foi breve e tumultuada. (Leia aqui sua versão para essa história.) Sua trajetória acabou marcada pelas broncas e ironias que sofreu dos três jurados. Mas o eventual comensal do Master Truck não precisa se preocupar com nada disso. Hamilton não serve ali nenhum sushi, prato que ele considera o responsável pela sua derrocada no programa. Aliás, Hamilton nem cozinha no Master Truck…
Um trailer para toda a família
A comida de rua já estava no planos de voo do Comandante Hamilton antes mesmo do MasterChef. Era ideia dele e de seu enteado, Philippe, de 27 anos, montar um trailer para vender refeições informalmente, sem os custos e as burocracias de um restaurante em ponto fixo.
Pois Philippe, e aqui não há segredo algum, é o verdadeiro cozinheiro da casa. Ele pegou as receitas da família francesa de sua mãe, Érica Malkine, além das receitas dos troncos mineiro e baiano da família de Hamilton, e elevou-as a um novo patamar. “Todo mundo em casa sempre cozinhou, mas ele foi além de nós, ele gourmetizou, como dizem por aí, ele afinou tecnicamente o que comíamos no dia a dia”, explica Hamilton, orgulhoso de seu chef particular.
Philippe se formou em Gastronomia no Iesb, depois estagiou no Oliver, no Clube de Golfe, e cumpriu duas temporadas na cozinha do By Brazil, um restaurante brasileiro em Los Angeles, Califórnia.
A gente se virava, eu tinha de fazer pão de queijo e até assar churrasco.
Philippe
De volta à cidade, ele emendou uma especialização no Senac antes de assumir o fogão, a frigideira e o char broiler (grelha a gás) do caminhãozinho.
Cabe a Hamilton ser o garoto propaganda desse empreendimento familiar. Ele fica à frente do trailer, chamando os passantes e conversando de boa sobre sua experiência na TV. Erica e sua irmã, Nathalie, completam a formação base do Master Truck, que pode sofrer acréscimos nas noites mais concorridas.
E agora Hamilton busca tirar mais um gás do MasterChef. Raul Lemos e Lucas Furtado, dois participantes campeões de popularidade no Twitter, são alguns dos colegas-e-concorrentes de quem ele ficou mais próximo. Hamilton pretende agitar eventos pela cidade, trazendo os dois e/ou outros ex-participantes, como a tão querida chinesinha Jiang Pu. Para tanto, está atrás de parceiros e patrocinadores.