Dicas para evitar problemas nas compras on-line de fim de ano
Verificar se o site possui Certificado de Segurança (SSL) é a principal recomendação dos especialistas
atualizado
Compartilhar notícia
As lojas estão completamente lotadas com a proximidade do Natal. De acordo com o Estudo Geral de Meios, realizado pela Ipsos, para evitar lojas cheias, os brasileiros estão investindo mais dinheiro em compras on-line do que em shoppings center.
“O e-commerce brasileiro tem mostrado forte evolução nos últimos anos. Pois, com o acesso à internet e ao smartphone faz com que mais pessoas se aproximem desta modalidade de compra”, avalia o responsável pelo estudo, Diego Pagura.Ainda segundo a pesquisa, enquanto os entrevistados declararam gastar em média R$ 229 por mês em lojas físicas, os usuários de internet declaram investir em média R$ 428 mensais.
Mas apesar do ticket médios ser maior, oito em cada dez entrevistados declararam temer possível falta de segurança na rede. Principalmente no fim de ano. A assistente administrativo, Laísa Cardoso, de 25 anos, por exemplo, optou por comprar um presente pela internet e teve problemas com a entrega.
Para resolver o problema chegou a acionar empresas com Procon e Reclame Aqui. “O problema das compras on-line é não poder conversar com alguém fisicamente, o que dificulta a resolução de tudo”, contou.
Para facilitar a vida dos consumidores, especialistas da Soluti, empresa especializada em segurança e certificação digital, estabeleceram cinco dicas para evitar dores de cabeça neste fim de ano.
1. Fique de olho na segurança
A fórmula chave para identificar se o site que você pretende realizar uma compra é confiável, é observar se este possui o Certificado de Segurança SSL – encontrado na barra de endereços. Os sites seguros e protegidos devem conter um cadeado verde clicável, que mostra a segurança do ambiente. Essa validação é realizada pelo navegador do usuário, seja ele Google Chrome, Firefox, Opera, entre outros. Lucas Torres, gerente de produtos da Soluti alerta que esta é a recomendação principal. “Se o site não for seguro, não adianta nem continuar navegando”, completa.
2. Desconfie de ofertas milagrosas
Ofertas e descontos das lojas virtuais, são muito atrativas, mas antes de oferecer seus dados pessoais e informações do seu cartão de crédito, é melhor analisar se a compra é realmente necessária e se o fornecedor é confiável.
3. Procure a opinião de outros consumidores
Busque referências sobre o portal ou o aplicativo onde você realizará a compra. Além de perguntar às pessoas mais próximas de você, é interessante fazer pesquisas em redes sociais ou em sites especializados.
4. Compare preços
Tenha noção da faixa de preço normal do produto que você busca, tanto em lojas físicas como em lojas virtuais. Assim, desconfie se o desconto ofertado for muito fora da faixa normal de preço do produto.
5. Atente-se às condições de entrega
O fornecedor é obrigado a estipular um prazo de entrega e disponibilizar essa informação ao comprador. Além disso, muitas vezes o frete não está incluso no valor da compra e o consumidor deve ficar atento à essa cobrança.
Veja outras dicas para o Natal aqui.