Dia do Homem: conheça obras que discutem a masculinidade
O Metrópoles separou livros, documentários e filmes com perspectivas contemporâneas sobre o significado de “ser homem”
atualizado
Compartilhar notícia
Neste domingo (15/7), é comemorado no Brasil o Dia do Homem. Embora a celebração da data – que surgiu por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores (ONE) – possa parecer bizarra, seu objetivo é nobre: chamar atenção para diversas questões problemáticas da masculinidade.
Tais tópicos incluem buscar a igualdade entre gêneros e melhorar a educação e a esperança de vida dos homens, dando destaque para assuntos relacionados à saúde.
Pensando nesses questionamentos e nos valores que o mundo exige dos homens hoje em dia, o Metrópoles separou documentários e livros para ajudá-los a desconstruir alguns preconceitos e ações tidas como típicas do sexo masculino:
1. A Máscara em que Você Vive
“Homem não chora”, “Deixa de ser veado” e diversas outras variações. O poderoso documentário mostra como tais afirmações, quando repetidas para meninos ao longo da vida, resulta em adultos psicologicamente frustrados por não conseguirem se abrir e falar sobre seus sentimentos. Disponível na Netflix.
2. She’s Beautiful When She’s Angry
Obra essencial para ajudar os homens a compreender as origens e motivações do feminismo, assim como seus objetivos.
3. Miss Representation
Outro documentário importante para ajudar os homens a entender a luta das mulheres contra a representação feminina na mídia e como isso tem consequências na sociedade.
4. Brochadas: confissões sexuais de um jovem masculino
Apesar do título provocante, o mito da impotência, do qual pouco ou nada se fala, é apenas o ponto de partida que o escritor Jacques Fux utiliza para abordar outros aspectos do estado de tensão ao qual o homem está sujeito devido ao modelo tradicional de masculinidade.
5. Moonlight – Sob a Luz do Luar
O vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2017 aborda as subjetividades do homem negro, que costuma ser retratado de forma bastante estereotipada no cinema. Assim como o tema abordado em A Máscara em que Você Vive, o protagonista de Moonlight cria um exterior duro e agressivo para esconder sua verdadeira identidade.