Dia da Felicidade: Brasil é o país mais feliz da América Latina
Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, o Brasil é o país mais feliz da América Latina e o quinto colocado do ranking mundial
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Internacional da Felicidade é celebrado nesta segunda-feira (20/3) — e os brasileiros têm muito a comemorar. Segundo uma pesquisa mundial realizada pelo Instituto Ipsos, o Brasil é o país mais feliz da América Latina.
De acordo com o levantamento Global Happiness 2023, 83% da população brasileira afirma estar feliz. O estudo, realizado em 32 países, ainda colocou o Brasil na quinta posição do ranking geral. O território nacional fica atrás apenas da China (91%), Arábia Saudita (86%), Holanda (85%) e Índia (84%).
“As pessoas estão vendo este ano como o encerramento de um capítulo extremamente desafiador em nossa história: a Covid-19, ainda que a pandemia não tenha sido totalmente erradicada, seu impacto é infinitamente menor do que nos últimos anos. Esse sentimento reforça a percepção de felicidade”, explicou o CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari.
Por outro lado, os cidadãos que menos indicaram sinais de felicidade foram os húngaros (50%), sul-coreanos (57%) e poloneses (58%).
Em comparação com o levantamento feito no fim de 2021, os dados do Brasil cresceram 20 pontos percentuais (de 63% para 83%). O país fica atrás apenas da Colômbia, do Chile e da Argentina, que apresentaram um salto de 26 pontos percentuais no mesmo período.
O Instituto Ipsos, ao fazer um recorte de 10 anos, constatou que o ponto mais baixo do índice foi em 2017, quando o Brasil atingiu 56%. Entre os anos de 2019 e 2021, o número ficou na casa dos 60%, nunca acima de 63%.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Felicidade busca promover o bem-estar em todo o mundo, além de impedir conflitos e guerras, que colocam em risco a paz mundial.
Mestre em felicidade ensina a ter uma vida mais feliz
Qual é o segredo da felicidade? O que é ser feliz? Alguns questionamentos surgem quando o assunto é felicidade. Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, do Metrópoles, o mestre em ciência da felicidade Henrique Bueno deu dicas para ser mais feliz e recomendou livros. Leia a matéria completa neste link.