Crianças lançam livro com enredo policial para incentivar o aprendizado da gramática
Publicação foi coordenada pela linguista Dad Squarisi, avó de um dos autores, para mostrar que aprender sobre a língua portuguesa pode ser prazeroso
atualizado
Compartilhar notícia
O português não é a disciplina favorita de João Marcelo Squarisi, 12 anos, nem de Leo Marino, de Thiago Dato e de Matheus Palmar, todos de 13 anos. Nenhum deles era nota 10 nesse quesito. Até que a avó de João, a linguista Dad Squarisi, desafiou os garotos a gostarem de gramática, com uma ideia ambiciosa: escrever um livro sobre o assunto. Eles embarcaram na ideia e a publicação ganhou o título de “007 e o sujeito”. A obra será lançada neste sábado (28/11), na Livraria Cultura do Iguatemi, das 16h às 19h.
O livro tem a cara dos meninos, não é formal nem sisudo. Ao longo de uma história policial, nasce o interesse pela gramática. O aprendizado ocorre de maneira didática. Na história, Mau Jeito, mais conhecido como MJ, é um hacker que roubou todo o conhecimento de uma escola. Os detetives mirins investigam onde foi parar a sabedoria e tentam recuperá-la.
Entre uma aventura e outra, aprendem o que é sujeito, predicado e oração. Durante seis meses, o quarteto se reuniu na casa de Dad, aos sábados, para criar o enredo. “A gente brincava de bola, nadava, lanchava e escrevia o livro”, diz João Marcelo.
Ao fim da história, há 200 questões sobre gramática. Os pequenos autores responderam todas elas e garantem que não erraram nenhuma – comprovando a eficácia do método de aprendizagem. “O livro não é só para crianças, também serve para adultos que queiram aprender de um jeito leve”, explica Dad Squarisi. A escola onde alguns dos meninos estudam, a Sagrado Coração de Maria, adotará o livro didático para as turmas de 6º ano, a partir de 2016. O quarteto já planeja o próximo trabalho.
Lançamento do livro “007 e o sujeito”
Sábado (28/11), das 16h às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi