Copa 2018: cartilha pede cautela com “demonstrações homoafetivas”
Documento foi iniciativa do governo para alertar os torcedores. Pena aos condenados pode chegar a até um ano de prisão
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério do Esporte e o Palácio do Itamaraty lançaram uma cartilha para os torcedores brasileiros que irão à Rússia acompanhar a Copa do Mundo. O documento de 136 páginas, uma espécie de guia, tem diversas sugestões de segurança e bons costumes para a estadia no país europeu. Uma no entanto, tem sido motivo de grande polêmica.
“Não são comuns na Rússia manifestações intensas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores”, afirma o documento disponibilizado pelo governo.
Nas redes sociais, houve diversas manifestações negativas. A maioria criticando o preconceito russo contra o público LGBT.
Confira:
Copa do mundo da Homofobia sim gente, é necessário sim a cartilha pra alerta os Brasileiros, sem falar que aqui todo mundo vive na terra de Alice sem se preocupar, é bom mostrar como as coisas funcionam na Rússia, pode até levar a muita gente desisti de comparecer.
— kiss of death (@swtdestroyer) June 9, 2018
Precisamos falar sobre essa cartilha de comportamento para a Copa do Mundo. Cheguei a conclusão que é um absurdo um país intolerante igual a Russia e com essas regras, sediar um evento tão multicultural como uma Copa.
— May (@Maylg) June 7, 2018
Impossivel dialogar e tentar mostrar que o Itamaraty esta corretissimo em alertar sobre a homofobia na Russia, o Itamarsty nao foi preconceituoso, ele esta zelando pela saude fisica e mental dos homossexuais que infelizmente vão pra um país intolerante e homofobico.
— mrs. (@marsindx) June 10, 2018
E assim, por mim a Rússia é um país péssimo pra sediar uma copa, tensão política, homofobia, racismo, são situações que o país vive frequentemente e o evento é uma aglomeração de diversas etnias no local
É irresponsável da parte da FIFA mas ngm levou isso em pauta— mentos 又 (@ofmiceandmends) June 10, 2018
Entre outras sugestões da cartilha, estão evitar manifestações sobre temas políticos, ideológicos e sociais, além de não exibir bandeiras estrangeiras em espaços públicos, sob pena de apreensão.
O documento encontra-se disponível na internet de forma gratuita aqui.