Conheça os países que terão a maior expectativa de vida em 2040
Estudo feito por universidade americana concluiu que obesidade, pressão alta, tabagismo e alcoolismo continuarão a prejudicar nações
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Washington (EUA), publicado na revista The Lancet, os espanhóis deverão ter a maior expectativa de vida em 2040, se tornando o país líder no quesito, à frente do Japão, que por muito tempo lidera o ranking.
Uma das principais razões para isso seria a dieta dos espanhóis, enquanto as nações piores colocadas da lista sofrerão com obesidade, pressão alta, tabagismo e alcoolismo, concluiu o instituto.
“As desigualdades entre os países continuarão grandes”, afirma Christopher Murray, diretor do Instituto de Medição e Avaliação de Saúde (IHME), responsável pelo estudo. “Em um número considerável de nações, muitas pessoas continuarão tendo renda relativamente baixa, permanecerão com baixo nível educacional e morrerão prematuramente. Poderiam progredir mais rápido caso enfrentassem alguns dos principais riscos, como o tabagismo e a dieta pobre em nutrientes”, explicou.
Apesar disso, os autores do estudo confirmaram que a expectativa de vida, de forma geral, deverá crescer em todo o mundo, caso políticas que incentivem a diminuição do tabagismo, promovam o suprimento de água potável, ajudem a reduzir a obesidade e controlem a poluição do ar sejam firmemente implantadas.
Os cinco países com a maior expectativa de vida em 2040:
1. Espanha (85.8 anos)
2. Japão (85.7)
3. Singapura (85.4)
4. Suíça (85.2)
5. Portugal (84.5)
Os cinco países com a menor expectativa de vida em 2040:
1. Lesoto (57.3)
2. República Centro-Africana (58.4)
3. Zimbábue (61.3)
4. Somália (63.6)
5. Suazilândia (65.1)