Conheça o Fruit Map, o aplicativo que mapeia as árvores frutíferas, em Brasília
Aplicativo criado brasilienses funciona como um mapa das frutas da cidade. É só clicar para descobrir onde estão as frutas mais próximas, de graça
atualizado
Compartilhar notícia
Uma ideia que surgiu quase do acaso está fazendo um bem danado para os brasilienses. Os universitários Adarley Grando, 22, Vinícius Magalhães, 20 e Fábio Rezende, 25, se uniram e criaram o aplicativo Fruit Map: um mapa diferente que mostra todos os pés de fruta disponíveis nas ruas da cidade.
“A ideia surgiu no início do ano, quando meu amigo [Adarley] fez um curso específico para programação em iOS. Então, sentamos pra pensar sobre o assunto e surgiu a ideia”, conta Vinicius, estudante de ciências ambientais.
Fazendo uma busca, os estudantes encontraram outros aplicativos similares, mas todos ofereciam poucas opções. Resolveram aperfeiçoar o que já existia. “O aplicativo foi lançado, oficialmente, em 6 de junho, mas em uma versão beta, que ainda estamos ajustando. Resolvemos divulgar agora, pois alguns erros foram corrigidos. Ainda há mais por vir”, completa Vinicius.
O principal objetivo do Fruit Map é levar a todos os brasilienses as frutas diretamente do pé. Está passeando pela Asa Norte e bateu uma fome? E se logo do seu lado tiver um pé de deliciosas framboesas, bem fresquinhas? E se resolveu fazer mousse de limão e notou que está sem a fruta, mas para sua surpresa tem um limoeiro bem do lado da sua casa? A conveniência se uniu com a sustentabilidade e resultou em um aplicativo do bem.
Construção coletiva
Todas as frutas foram catalogadas por usuários, de forma coletiva. Ou seja, quanto mais, melhor. As informações vão além de Brasília. O objetivo é que o aplicativo tenha as mesmas informações de outras cidades, no Brasil e no mundo.
“Acreditamos que o nosso aplicativo tem um poder de transformação na sociedade, pois ele nos faz perceber que existe uma infinidade de frutas ao nosso redor. Tudo de graça e ainda é livre de qualquer tipo de agrotóxicos!”, afirmam os criadores.
O futuro é promissor. Os donos do aplicativo pretendem fazer outra versão, dessa vez com 70 novos ícones de frutas regionais de vários estados e países. Haverá também a opção de horta comunitária, uma nova arte, com “pinos” que indicarão plantas medicinais e um leque maior de opções de rota de acesso até as frutas.
O aplicativo será traduzido também para inglês. Eles querem atingir uma lista total de 104 opções de frutas, com informações sobre a sazonalidade delas – quando é a época de cada uma – e ainda opção disponível para Android. Por enquanto, somente os usuários de iOS têm ajuda para colher seus frutos do pé!