Conheça a mulher por trás do emoji de amamentação
Rachel Lee é enfermeira e teve a divertida ideia para criar conscientização sobre a prática
atualizado
Compartilhar notícia
Pensando em normalizar a amamentação, a enfermeira Rachel Lee, do Hospital da University College of London (UCLH), enviou proposta para incluir o emoji de uma mulher amamentando na lista oferecida pelos teclados dos sistemas operacionais.
“Quando se tratava de emojis relacionados a bebês, não tinham muitos lá. Tinha a criança e a mamadeira, mas nada mais”, ela contou à BBC. Segundo Rachel, as mães de recém-nascidos têm pouco tempo e são muito ocupadas cuidando de suas crias.
Então, ela teve a ideia de enviar uma proposta à Unicode, organização que avalia os pedidos de criação de emojis. “Se tinha a mamadeira, então tinha de ter a outra opção”, relata.
Na proposta, ela descreveu que a amamentação é uma ação histórica e cultural de várias sociedades, por isso devia ser criado um emoji. Além disso, nos Estados Unidos, “a cada bebê recém-nascido amamentado por mamadeira, quatro eram amamentados naturalmente”, ela relatou.
Seis meses passaram-se até o emoji ser lançado em todos os sistemas. “Colocando na sociedade, dessa forma, talvez as pessoas falem mais sobre isso”, conta. “Normaliza um pouco e permite que enxerguemos [a amamentação] através de outro foco e não como algo para ser feito escondido”.