Como melhorar seu foco e sua força de vontade
Ao contrário do que muitos pensam, esses recursos são dinâmicos e podem ser trabalhados e melhorados
atualizado
Compartilhar notícia
Tão tradicional quanto fazer resoluções para o novo ano que se inicia é ir deixando-as pelo caminho até que saiam do radar completamente. Seja por falta de tempo, foco ou força de vontade, inúmeros são os motivos pelos quais desistimos de nossos planos e objetivos.
No entanto, de acordo com diversos estudos, força de vontade e foco não são talentos natos, com os quais algumas pessoas simplesmente nascem. “Força de vontade é um recurso dinâmico e flutuante”, explica Frank Ryan, psicólogo e autor da obra Willpower for Dummies (Força de Vontade para Novatos, em tradução livre), em entrevista para o The Guardian. “Todo mundo pode aprender a usar a força de vontade de forma mais eficiente.”
Logo, se você está com dificuldades para colocar suas resoluções de Ano-Novo ou qualquer outro objetivo em prática, as seguintes dicas podem te ajudar.
Autoconhecimento
Frank Ryan aconselha as pessoas a identificarem seus perfis. Introvertidos tendem a ser mais motivados por pensamentos e ideias. Já extrovertidos precisam de algo mais concreto, como uma atividade em grupo, para acordar sua determinação.
Planejamento
Um estudo publicado pelo British Journal of Health Psychology descobriu que 91% dos participantes que colocaram no papel os seus planos conseguiram realizar seus objetivos. “Planejar é importante porque ajuda o cérebro a criar uma história. Se você não possui um mapa cognitivo, uma representação da mente sobre como você vai atingir o objetivo, então não há como sustentá-lo”, explica a neurocientista e coach Magdalena Bak-Maier, do site Make Time Count, para o Guardian.
Um objetivo de cada vez
Um dos problemas com resoluções de Ano-Novo é a tendência de querermos dar um jeito em todas as áreas da vida de uma só vez. Mas uma pesquisa publicada pelo Journal of Consumer Research concluiu que a eficácia dessa estratégia diminui quanto mais objetivos tentamos abraçar.
Enfrente os seus medos
Bak-Maier explica que “as pessoas que não estão avançando em relação a realizar os seus objetivos frequentemente têm medo do que pode acontecer uma vez que tais objetivos sejam realizados”. Para tentar escapar desse sentimento, a neurocientista aconselha a prestar atenção em respostas somáticas, como se sentir misteriosamente cansado, com dores, ao enfrentar tarefas relacionadas aos seus planos.
Gaste a sua força de vontade de forma inteligente
Se você sabe que seu dia no escritório será exaustivo, cheio de reuniões e tarefas desmotivantes, talvez seja melhor trocar a academia, a leitura ou outras atividades que te proporcionam prazer – mas exigem esforço – para o período da manhã. Afinal, embora contestados, existem estudos que defendem que o foco e a força de vontade são recursos finitos, portanto aproveite enquanto seu tanque está cheio.