Como driblar crises e fazer o casamento sobreviver à quarentena
Após divórcio de Whindersson e Luísa, psicólogo explica como superar a pandemia sem conflitos graves com o parceiro
atualizado
Compartilhar notícia
Após chocar o país com o anúncio de que estava se separando, Luísa Sonza afirmou que a quarentena causada pela pandemia de coronavírus pode ter favorecido a decisão de acabar o casamento com o humorista Whindersson Nunes. Em entrevista ao colunista Leo Dias, a cantora disse que a convivência 24h por dia talvez tenha “acelerado” o término. “O amor ainda existe, a minha admiração por ele ainda é enorme, mas o amor mudou”, explicou.
A dupla queridinha dos fãs não foi a única a optar pelo divórcio durante a crise de saúde pública sem precedentes na história. Na China, primeiro país a registrar casos de Covid-19, milhares de casais também colocaram um fim definitivo na relação durante esse período.
Para o psicólogo Fabrício Nogueira, o término pode ser uma das consequências do convívio full time. “Você vive dentro de casa e precisa lidar com o outro integralmente. Isso fará com que venham à tona muitas questões do dia a dia”, diz.
“A pandemia colocou as pessoas na realidade. Na minha visão, é o espaço do ajuste. Colocamos duas estruturas, uma perto da outra. Caso elas estejam ‘rugosas’, vão se bater até que se encaixem. Isso requer tempo. A pergunta é: a sociedade está preparada para entender que as coisas demandam paciência?”
Para ele, porém, a quarentena não deve levar toda a culpa. “Ela favorece o convívio. Ou os casais se reinventam, ou não conseguem ficar juntos”, avalia.
“Na cultura pós-contemporânea, os padrões mudaram em detrimento do mundo matrimonial. O trabalho traz muita realização e satisfação. A pessoa passa muito tempo fora de casa e não se confronta tanto com o casamento, que acaba se restringindo ao fim de semana. O casal, depois do nascimento dos filhos, vive em torno deles. A pandemia coloca um ponto de exclamação ou de interrogação nisso”, defende.
“Tudo é instantâneo, e se a pessoa não muda ‘amanhã’, já acontecem sensações de angústia e mal-estar. Esse tempo para o ajuste não é dado, e pode ser que a o marido ou a mulher não consiga refletir com calma sobre suas sensações e reflexões. Podem haver atitudes precipitadas, que gerarão futuros arrependimentos”, pondera. O segredo, na visão do profissional, é dar tempo ao tempo. Diálogo e trocas sinceras sempre são boas saídas.
Término repentino
Whindersson Nunes e Luísa Sonza usaram as redes sociais nesta quarta-feira (29/04) para anunciar que estão separados. O humorista e a cantora publicaram um texto no Instagram para comunicar o fim do casamento aos seguidores.
Leia o comunicado postado pelo casal:
“Bom, nem sabemos como explicar isso pra vocês… Nós dois sempre fomos um casal inspiração pra muita gente, e sabemos o peso que temos na vida de muitas pessoas, mas, precisamos, nesse momento, fazer com que vocês entendam que nem sempre o amor existe só quando existe casamento. A gente teve uma vida linda como casal e arriscamos dizer que quase perfeita, tão perfeita a ponto de entendermos que existe um momento que é preciso parar pra não estragar o que foi realmente tão lindo. Decidimos não ter mais uma vida de casal, mas jamais terminar nosso “relacionamento”. Estamos nos separando pra maioria das pessoas. Mas a verdade é que só estamos terminando uma fase, acabando sim um casamento, mas jamais o amor, carinho e respeito um pelo outro. Nos amamos e admiramos muito e se inspiramos um no outro a ponto de entender que as vezes a gente precisa parar. Pensamos bastante na nossa decisão e decidimos terminar nosso casamento pra poder continuar tendo um relacionamento saudável, com parceria, amizade, respeito, admiração e muito amor. A gente aprendeu muito, se ajudou muito e agora precisamos seguir nossos caminhos sozinhos. Não precisam tentar procurar um motivo maior, pois não existe. A gente sabe que a partir de agora vão inventar centenas de motivos diferentes, mas a única verdade é essa: a gente cresceu, mudou, evoluiu, e seguimos caminhos diferentes, pelo menos por agora. E é só. E não, não desistam do amor, jamais, só entendam que o amor pode ser maior do que a gente imagina, a ponto de saber o que é melhor pro amor continuar vivendo. Com amor, Whindersson e Luísa ❤️”