Como aproveitar a golden hour para fazer fotos em casa como um profissional
A luz do sol no entardecer e amanhecer do dia deixa as fotos com sombras e cores específicas, possíveis de serem captadas em casa
atualizado
Compartilhar notícia
Tirar fotos sozinho em casa é um ótimo passatempo tanto para atualizar as redes sociais como para guardar como lembrança. Há diversos truques para tornar as imagens ainda mais bonitas, como usar o temporizador de celular, buscar inspirações na internet e aproveitar as luzes naturais, entre elas a golden hour. A hora dourada, em tradução para o português, é o horário em que a luz solar fica em tonalidades alaranjadas e arroxeadas, e acontece durante o entardecer e amanhecer do dia.
Essas luzes proporcionam às selfies um tom dourado e sombras suaves, sobretudo quando tiradas contra os raios solares. A hora dourada é frequentemente utilizada em fotografias ao ar livre, mas também oferece o efeito em fotos tiradas em casa. Segundo a fotógrafa e publicitária Kleiciane Pereira, essa luz é indicada, principalmente, para retratos.
“As sombras no rosto do modelo ficam mais suaves, diferente da luz de 12h, que faz com que abaixo dos olhos, nariz e queixo surjam sombras mais ‘duras’, definidas, já que o sol fica literalmente acima das cabeças”, explica.
A hora dourada ocorre uma hora antes e uma hora depois do pôr do sol e do amanhecer. O horário exato em que deve ocorrer varia conforme a localidade, estações do ano e condições climáticas. Em dias nublados ou com tempestades, é mais difícil presenciar a golden hour, pois o sol tende a ficar encoberto pelas nuvens.
Portanto, o ideal é pesquisar na internet as variáveis e a previsão meteorológica do dia, para se planejar e aproveitar a luz da melhor forma. “É preciso ser rápido. O bom é começar a fotografar umas 17h. O ápice do golden hour é por volta das 17h20, mas 18h já escureceu. Então, já tem que ter as ideias em mente, se não, perde a chance”, orienta Kleiciane.
Truques
Para aproveitar essa iluminação em casa, a fotógrafa Julia Cavalcante orienta que as pessoas escolham locais com muita incidência de luz solar, perto de janelas; ou em ambientes abertos, como quintais, varandas e garagens. Ela afirma que o ideal é testar todas as poses e movimentos que desejar, por conta do tempo que a luz dourada dura. É preciso aproveitar cada segundo.
Além disso, Júlia assegura que tirar as fotos contra a luz solar proporcionam melhor aproveitamento da golden hour, porque o dourado fica mais evidente na pele do fotografado. “Para mim, é a melhor hora para fotografar”, diz Júlia.
Kleiciane afirma que “também é possível tirar fotos de silhuetas, que ficam legais e bem bonitas”. Nesse caso, a pessoa precisa configurar a câmera no céu e, depois, incluir o modelo. Assim, aparece apenas a sombra e o contorno.
Em fotos fora de casa, a luz dourada pode ser aproveitada em locais abertos e altos, como a escadaria da Torre de TV, parques e as plantações ao redor da capital. Segundo Kleiciane, a golden hour pode ser ainda mais aproveitada nesses ambientes durante a seca, que se inicia em agosto. Isso ocorre porque a ausência de verde na cidade aumenta a incidência da luz dourada na pele do fotografado.
Confira exemplos de foto durante a golden hour de internautas em casa:
Golden hour é tudo!✨ pic.twitter.com/xg5NuemV79
— Ana Rosa (@AnaRosa83666443) July 22, 2020
a golden hour sempre fazendo muito por elas pic.twitter.com/nOhe7eHQTG
— lana (@edilxna) July 25, 2020
Esse filtro ficou massa na golden hour pic.twitter.com/2JAEbgDgSQ
— 🐺 (@felipERROR) July 28, 2020
Aproveitando a golden hour com a peruca mais embaraçada do mundo pic.twitter.com/QGLUlgfWZZ
— Efendi (@GillianWasRight) July 27, 2020