metropoles.com

“Coito interrompido” está mais popular entre os solteiros, diz estudo

Uma nova pesquisa com mais de 3 mil homens americanos mostrou que uso do método quase dobrou nos últimos 15 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
casal sexo
1 de 1 casal sexo - Foto: iStock

Nos anos 1960, a ciência revolucionou a relação das mulheres com o sexo ao dar a elas uma cartela de pílulas anticoncepcionais. Três décadas depois, com a epidemia mundial de Aids, foi a vez de a camisinha ganhar destaque ao prevenir filhos e doenças sexualmente transmissíveis de uma só tacada. Mas em 2017, quem diria, o método contraceptivo que tem ganhado mais adeptos é também um dos mais antigos do mundo: o coito interrompido.

A conclusão, preocupante, é de um novo estudo do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos EUA divulgado na última semana. Segundo o trabalho, entre 2002 e 2015 o uso do método praticamente dobrou em popularidade entre homens solteiros — saltou de 10% em 2002 para 19%. A pesquisa entrevistou 3,7 mil pessoas sem relacionamento fixo que transaram nos últimos três meses.

O mesmo estudo também concluiu que o uso de métodos contraceptivos por homens – sejam quais forem – aumentou. A aderência à camisinha e à vasectomia, no entanto, permaneceu estável.

Na teoria, o método até é eficaz em prevenir gestações indesejadas. De acordo com uma estatística da ONG norte-americana Planned Parenthood, se feito de maneira correta, apenas quatro em cada 100 adeptas vão engravidar se utilizarem o método.

O problema, ainda segundo a organização, é que pegar o “timing” correto de interromper a relação é um jogo perigoso: na prática, 22 mulheres a cada 100 acabam engravidando ao utilizarem a técnica.

Para comparação, a estimativa é que nove em cada 100 mulheres engravidem usando a pílula anticoncepcional e 18 a cada 100 com a camisinha. Além disso, assim como a pílula, o coito interrompido não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?