“Chuva de estrelas” iluminará o céu em abril
Entre 16 e 25 de abril o céu irá se iluminar mais ainda com uma chuva de meteoros “Líridas”
atualizado
Compartilhar notícia
Abril é o mês mundial da astronomia e a celebração não poderia vir de melhor forma. Entre os dias 16 e 25 de abril, o céu se iluminará com a chamada “chuva das estrelas”, também conhecida como Líridas. A chuva de meteoros virá da constelação de Lira e poderá ser admirada principalmente nos dias 21 e 22 de abril, por volta das 4h da madrugada.
A constelação de Lira é considerada pequena, com apenas 10 a 20 meteoros, mas ainda assim o espetáculo é bonito de se ver. Não é necessário um telescópio para observar a chuva das estrelas, o que importa é que o céu esteja completamente escuro – sem muita influência da luz do luar.
A “queda” dos meteoros será semelhante ao efeito de uma estrela cadente: deixando um rastro luminoso no céu. Isso acontece pois o planeta Terra passará perto da zona de detritos deixados pelo cometa Tatcher (C/1861 G1), que serão atraídos pela força gravitacional do nosso planeta e brilharão ao entrar em nossa atmosfera.
Em 1982, um fenômeno diferenciado de Líridas pôde ser visto no estado da Flórida, Estados Unidos. Cerca de 100 meteoros “caíram” por hora. Essas manifestações, entretanto, são raras. Pode ser que o fato só se repita daqui a 10 anos. Cruzem os dedos e vamos torcer para que o fenômeno possa ser observado em 2016 no Brasil.