Choro mostra sinais de como será a voz do bebê no futuro
Estudo realizado com 15 crianças mostrou que o pranto delas quando recém-nascidas já dava pistas de como suas vozes soariam em alguns anos
atualizado
Compartilhar notícia
O choro de bebês indica fome, sono e também como será a voz deles no futuro. Isso é o que um estudo publicado pela Royal Society Publishing, do Reino Unido, descobriu com gravações de 15 crianças francesas ao longo de cinco anos.
Para realizar o experimento, as vozes de seis meninas e nove meninos foram gravadas em diferentes etapas da vida. Primeiro, os pesquisadores registraram o choro dos pequeninos quando tinham por volta de 3 a 5 meses. E, depois, compararam esses registros com a voz deles por volta de 3 a 5 anos de idade.
As gravações foram realizadas nas próprias casas, com os pais presentes. Para coletar a frequência sonora, as crianças já mais velhas respondiam perguntas simples sobre a escola, família, hobbies, além de descreverem um desenho do personagem animado Peppa Pig.
Ao final, os pesquisadores concluíram que o choro dos bebês não apresentava variação capaz de indicar qual era o sexo do recém-nascido, mas pode servir à definição de qual será o tom e a frequência da voz anos depois.
A hipótese sugerida é que a voz humana começa a se formar durante a gestação e, por isso, as diferenças aparecem antes de aprendermos a falar.