metropoles.com

Campanha #MeuAborto convida mulheres a falar sobre tema nas redes sociais

A exemplo de campanhas como a #MeuAmigoSecreto, movimento pede que mulheres compartilhem histórias sobre abortos clandestinos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
1 de 1 - Foto: iStock

Precisamos falar sobre aborto. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB) com apoio do Ibope e do Ministério da Saúde, uma mulher morre vítima de aborto clandestino a cada dois dias no Brasil. Oficialmente, essa é a quinta causa de morte materna no país e talvez uma das primeiras entre os motivos de brigas e discussões nas redes sociais.

Agora, seguindo outras campanhas como a #MeuAmigoSecreto e #PrimeiroAssédio, mulheres têm recorrido ao Facebook para falar sobre aborto com a hashtag “#MeuAborto. Os desabafos são publicados em uma comunidade e também podem ser enviados por e-mail no meuaborto@gmail.com.

Entre os relatos, as mulheres falam sobre abortos voluntários e naturais, quebram o estereótipo da mulher que aborta e pedem seu direito de escolha. Algumas contam até como mudaram de opinião sobre a interrupção da gravidez quando sentiram na pele a experiência de uma gestação indesejada.

“Os dias passavam tão rápido, parecia que duravam cinco horas. Eu parei de estudar, de treinar, de trabalhar, de comer… Passava o dia todo deitada, chorando, vomitando, me batendo, pensando em como eu poderia me matar sem sentir dor caso eu não conseguisse interromper a gestação”, escreveu uma das mulheres. “Procurei um arame rígido pra que eu mesma pudesse resolver o problema, pesquisei várias formas de como fazer. Me faltou coragem, não pelo que estava dentro de mim, mas por mim mesma, até que ponto eu ainda queria viver”.

Confira esse e outros relatos compartilhados na campanha:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?