metropoles.com

#bsbrespeitaasmina quer conscientizar produtores e público sobre o respeito às mulheres

A campanha idealizada por produtoras da festa Moranga e Influenza Produções ganha forma de projeto, com cartazes e um site que entrou no ar nesta quarta-feira (25/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 Reprodução - Foto: null

Que as mulheres são assediadas em festas – aquele puxão no braço, o elogio desrespeitoso ou aquele puxão no cabelo – todos estamos cansados de saber. Mas, para as produtoras de festas em Brasília Kaká Bessa (Influenza Produções), Oga Julia (Moranga), Marina Mafra e Ana Paula Camps, ficar de braços cruzados não é uma opção.

Kaká Bessa, da Influenza Produções, conta que a festa Arte Flow deste ano reuniu cerca de 8 mil pessoas no Estádio Mané Garrincha. Tudo pareceu bem até começarem a aparecer denúncias de assédio nas redes sociais. “No dia seguinte vimos postagens de mulheres reclamando sobre como foram assediadas. Nos sentimos bem impotentes em relação ao que fazer quanto a isso. Em uma conversa com as meninas [também idealizadoras do projeto], resolvemos tentar mudar este quadro”, diz.

Oga Julia, representante da Moranga, uma das festas mais movimentadas da temporada, também se uniu ao grupo. A balada semanal também já recebeu muitas reclamações de assédio. Na semana passada, a edição “#bsbrespeitaasminas” da Moranga iniciou o projeto que agora ganha uma personificação com uma página oficial.

A gente já trabalhava nisso há algum tempo. Fizemos este grupo e começamos a produzir a campanha de forma que isso chegasse a outro nível, não só na Moranga, mas em todas as festas de Brasília

Oga Julia

O site #bsbrespeitaasmina foi inaugurado com o primeiro produto fruto da ideia das criadoras: cartazes com frases que visam a conscientização, como: “Não é não”, “Perca a vergonha, mas não perca o respeito” e “Você é livre”. Todos os cartazes estão disponíveis para download em alta qualidade. O objetivo? Você, produtor, adotar a campanha e estampar a questão em seus eventos.

Reprodução/#bsbrespeitaasmina
Um dos cartazes em formato A3. Sugestão para banheiro masculino com frase de conscientização

 

O projeto ainda tem mais por vir. Segundo as idealizadoras, em síntese, o objetivo é conscientizar não somente o público, mas também os produtores e todas as pessoas que trabalhem na noite da cidade. “A partir do momento em que uma pessoa em um grupo de homens se sinta tocada com a ideia e recrimine o ‘brother’ que assediou uma ‘mina’, essa pessoa já pensará duas vezes antes de fazer de novo. Assim as coisas começam”, observa Kaká.

O site foi lançado nesta quarta (25/11) visando o Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher. Na festa Moranga desta quarta serão distribuídos os primeiros adesivos de #bsbrespeitaasmina. Está prevista uma ação semelhante na festa Melanina deste sábado (28/11).

Avante, com respeito!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?