Bruno Fioravanti, o fotógrafo brasiliense que faz clipes das estrelas
Por sua cartela de clientes já passaram nomes como Zezé di Camargo & Luciano, Ivete Sangalo, Nego do Borel, Jota Quest e Capital Inicial
atualizado
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Desde 2009, o brasiliense Bruno Fioravanti, 37 anos, destaca-se em nível nacional com seus videoclipes e ensaios fotográficos. Por sua cartela de clientes já passaram nomes como Zezé di Camargo & Luciano, Ivete Sangalo, Nego do Borel, Jota Quest e Capital Inicial. Mais recentemente, ele assinou a direção do clipe da música Jenifer, um dos hits do Carnaval 2019. Criativo e com repertório diferenciado, ele bateu um papo com o Metrópoles e revelou detalhes de sua trajetória.
Nascido e criado em Brasília, Bruno conta que desde cedo sentia vontade de trabalhar com imagem. “Nunca tive amigos ou conhecidos que atuassem na área de audiovisual. Lembro que, no período em que precisei escolher o curso da faculdade, o que mais se aproximava era publicidade. Eu possuía esse sonho de trabalhar com comerciais e televisão. Sempre me chamou atenção.”
Autodidata, Bruno nunca fez curso de fotografia. “Ainda adolescente, depois de ganhar a primeira câmara amadora dos meus pais, eu fazia edições de brincadeira. Na faculdade, consegui comprar um aparelho mais legal e passei a gravar vídeos amadores de bandas de amigos. A fotografia rolou naturalmente e paralela a esse movimento de experimentação”, recorda.
Em 2006, após se tornar publicitário, Bruno se mudou para os Estados Unidos, onde estudou inglês e aproveitou para fazer um curso de cinema em Nova York. “O digital não era muito forte nessa época e o curso foi quase todo analógico, com pouca prática. Mas foi legal porque aprendi bastante sobre a influência da luz, composição e teoria. O que senti falta mesmo foi de estudar edição”, afirma. Depois da experiência, começou a trabalhar em uma pequena produtora americana.
Foi nesse período que ele sentiu uma ebulição do mercado de audiovisual no Brasil. “Vinha de férias e acabava produzindo. Os projetos eram cada vez mais legais e então comecei a trabalhar com artistas de peso. Esse aumento de demanda me fez voltar para o Brasil em 2012 e focar na carreira.”
Após uma década de audiovisual, Bruno diz já ter produzido conteúdo de todos os estilos musicais, do pop rock ao gospel. O trabalho recente com maior destaque é o clipe de Jenifer, do cantor Gabriel Diniz, hit estourado nas rádios e paradas de sucesso. “É o resultado desse caminho de produções e tive a sorte de contribuir com essa, que foi o primeiro trabalho do Gabriel no Rio de Janeiro”, revela.
Sobre a dinâmica de colaborar com artistas, ele assume que no início sentia uma certa ansiedade e muitas vezes tinha dúvidas sobre algumas situações com as quais precisaria lidar, mas hoje percebe não ser tão complicado assim. “Às vezes, a produção fecha muito o cerco em cima da celebridade para dar a sensação de privacidade. É um pouco estranho, mas com jeito e profissionalismo dá para conquistar a confiança”, pontua.
Apesar de todo o sucesso, Bruno não vislumbra uma carreira internacional. “Não é o momento”, confirma. Ele ainda defende que não é necessário sair de Brasília para obter reconhecimento. “Com as redes sociais, é possível mostrar o trabalho independentemente de onde se está. E tem muita gente de olho no centro do país. O Capital Inicial gravou na Chapada dos Veadeiros e Felipe Araújo trabalhou em um projeto grande em Brasília. Hoje é possível trazer o artista para cá e trabalhar com profissionais locais”, defende.
Na Sombra Dela
Outro projeto pessoal do fotógrafo que se destaca nas redes sociais é o Na Sombra Dela, com fotos sensuais protagonizadas por mulheres como Sophia Abrahão, Gabi Luthai e Manu Gavassi. “Eu sempre gostei de trabalhar com luz e sombra”, explica. No início, ele clicava apenas conhecidas; mas, graças à visibilidade do Instagram, ele ampliou o leque e agora fotografa mulheres de todos os estilos, corpos e de várias regiões do país.
“Para mim é tranquilo transitar em todos os estilos. São projetos diferentes, mas coloco minha alma em todas as produções. Eu me preocupo que tudo saia perfeito, todos os detalhes, e acredito que essa dedicação tornou-se um diferencial no meu trabalho”, finaliza Fioravanti.