Brasileiros conquistam sucesso vendendo brigadeiro no exterior
Eles ganharam os americanos vendendo o doce preferido do brasileiro: o brigadeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Um doce negócio tem ganhado reconhecimento fora do Brasil – mais especificamente nos Estados Unidos. Brasileiros que deixaram o país estão abrindo, na terra do Tio Sam, grandes brigadeirias que estão ganhando o coração dos americanos.
Para alguns, a ideia era levar um pedaço de “casa” para matar a saudade, para outros o que motivou a ideia foi a aproximação da cultura tupiniquim com a “american way of life”. Uma coisa é certa: o doce negócio está crescendo e aparecendo lá fora.A Oh My Gosh! Brigadeiros foi a primeira loja oficial de brigadeiros de Miami, Flórida e é coordenada pelo carioca Luciano Brilho, de 28 anos, formado em Turismo e Hotelaria pela Universidade de St. Thomas, também em Miami e Roberta Salgado, de 33 anos formada em Bacharel de sistema da informação e também responsável pela produção. Luciano conta que depois de estudar no exterior, retornou ao Brasil e em um dia de ócio criativo em casa com a família, teve o estalo de abrir uma brigadeiria nos Estados Unidos. Seus pais concordaram com a ideia e eles assumiram o risco para colocarem os planos em prática.
Surgiu assim, há pouco mais de um ano, a “OMG! Brigadeiros”. A loja oferece 17 sabores do doce mais famoso (e tradicional) do Brasil, café, chá e bolos. Além do tradicional, também tem versões são gourmet com cereja, morango, chocolate branco, meio amargo, cookies ‘n’ cream, amêndoas, manteiga de amendoim e outros.
O resultado de tanta dedicação tem transformado o negócio em aventura. Nesta semana, o site INSIDER food compartilhou um vídeo do capuccino de nutella da OMG! e Luciano garante que desde então o fluxo de visitantes da loja aumentou incontavelmente. Mas não é para menos:
O próximo passo largo que a companhia dá é a abertura de uma OMG! Brigadeiros na cidade que nunca dorme: Nova York ganhará muito em breve mais uma brigadeiria. Luciano ainda esclarece que tem toda a intenção de abrir também em outras cidades.
Nem só quem é brasileiro ama a sobremesa. Maya Zellman nasceu em Los Angeles, mas é filha de dois curitibanos. Ela conta que quando criança anualmente visitava sua família em Curitiba, no Paraná. Foi quando por volta dos cinco anos, sua tia Marli a ensinou a fazer o doce que desde então tornou-se seu preferido.
Apesar de americana, ela também é apaixonada pela cultura brasileira e sua ideia de montar uma brigadeiria surgiu da necessidade de levar um pouco de Brasil para os Estados Unidos. “Eu sempre fazia o doce quando queria ficar mais feliz e quando estava com saudades do Brasil. Quis compartilhar a sensação gostosa das memórias que eu tenho do Brasil com as pessoas por aqui, então decidi trazer o brigadeiro para cá em 2013”, explica. Foi aí que a americana criou a loja Maya Brigadeiro – Brazilian Sweets.
Desde então, construiu uma rede de fãs de seu trabalho que já inclusive encomendaram para eventos. Empresas como Walt Disney Concert Hall, Children’s Hospital Los Angeles, Google, Matel e até a cantora Fergie fazem parte de seus clientes. Os sabores são variados. Tradicional, meio amargo, pistache e churros fazem parte das opções.
“Eu acredito que chama a atenção pelo fato de ser algo tão único. Eu me lembro quando comecei o meu negócio e foi uma realização tão grande que algo tão comum no Brasil era são desconhecido nos Estados Unidos. Eu acho que os americanos estão sempre empolgados para provarem novas coisas e conhecerem novas culturas”, comenta Maya.
Já a brasileira Sabrina Pires Kahn mudou-se para Los Angeles em 1994 para fazer faculdade de Design Gráfico, mas nunca pensou que sua vida tomaria rumos tão “doces”. Depois de alguns anos morando nos Estados Unidos constituiu família e tornou-se mãe – foi aí que surgiu a ideia do que hoje é “Simply Brigadeiros”. “A ideia surgiu da vontade de passar a cultura dos docinhos para meus filhos e fazer festa de aniversário de uma forma abrasileirada”, afirma.
“Em 2012, no aniversario de quatro anos do meu primeiro filho em fiz 400 brigadeiros e os convidados amaram a ideia e, sem perceber, a Simply Brigadeiros nasceu. A festa foi publicada no famoso blog de festa da Amy Atlas quando eu ainda nem tinha marca e as encomendas eram feitas por e-mail pessoal”, conta. Depois deste aniversário, Sabrina nunca mais parou e hoje atende um vasto público em LA. “Eles se encantam principalmente por ser livre de glúten”, comenta.
Para visitar
Os Estados Unidos contam com outras duas lojas de brigadeiro gourmet em Nova York. Se você ficou com água na boca e vai viajar para Miami, Nova York, Los Angeles ou Santa Mônica, não deixe de visitar alguma das brigadeirias.
Oh My Gosh! Brigadeiros
2771 Coral Way, Miami, Flórida
Maya Brigadeiro – Brazilian Sweets
6363 Wilshire Blvd, Los Angeles, Cálifornia
ou
2724 Main St, Santa Monica, Califórnia
Brigadeiro Bakery
156 Sullivan St, New York, Nova York
My Sweet Brigadeiro
57 Porter Ave, Brooklyn, Nova York